
UÍGE – O Delegado do Interior e Comandante Provincial do Uíge da Polícia Nacional, comissário, Monteiro Matias Francisco dos Santos, trabalha, desde terça-feira, 18 de Julho, no município de Maquela do Zombo, onde avalia a prontidão das forças destacadas na fronteira de Sakandika.
À chegada à vila do Zombo, o comissário Monteiro dos Santos foi recebido pelo Delegado local do Interior, superintendente, Domingos da Costa, que desejava boas vindas à comissão.
Em seguida, o Delegado do MININT manteve um encontro de cortesia com o Administrador Municipal Adjunto, Sebastião Muginga, a quem informou o objetivo da visita naquela circunscrição. Acompanhado dos membros do seu pelouro, o dirigente rumou para a comuna limítrofe de Sakandika, cerca de 450 quilómetros da cidade do Uíge, onde durante dois dias constatou, “in loco”, a organização e a prontidão das forças de segurança alidas destacadas.
Na ocasião, o Delegado informou que a deslocação deveu-se à constatação da situação em que vive e trabalha o pessoal, dos níveis de organização e prontidão, a segurança dos cidadãos e seus bens, assim como das dificuldades que os efectivos ali enfrentam.
Por outro lado, Monteiro dos Santos explicou que, a sede comunal de Sakandika está a 14 quilómetros da fronteira com a República Democrática do Congo, no entanto, o dirigente mostrou-se preocupado com o estado da via que liga aquela Vila ao posto de fronteira, o que dificulta o movimento de reforço das forças.
“ Fomos ver a ponte sobre o rio Bimbila, a ponte está intransitável, pois as nossas viaturas não podem atingir o posto policial que fica a 14 quilómetros daqui da comuna de Sakandika, o que constitui uma grande preocupação para nós”, rematou o comissário, Monteiro dos Santos.
Refira-se que, Sakandika é uma das quatro comunas de Maquela do Zombo, situada a leste do município e, distante a cerca de 180 quilómetros da sede municipal.
Por MININT
Deixe uma resposta