Destacada importância de meios aéreos no registo de cidadãos em áreas de difícil acesso

Uíge – Os administradores municipais adjuntos de Maquela do Zombo e de Quimbele, na província do Uíge, foram unânimes ao realçarem, esta segunda-feira, no município de Negage, a importância do início da campanha de Registo Eleitoral com meios aéreos porque irá permitir que todos os cidadãos sejam abrangidos pelo processo que culminará com as eleições gerais, a realizarem-se em 2017.

José Futica Zangui e Francisco Simão, administradores adjuntos de Quimbele e Maquela do Zombo, respectivamente, regiões da província com as maiores áreas de difícil acesso, consideraram ser um alívio para as administrações locais, que até então enfrentavam inúmeras dificuldades para fazerem deslocar as brigadas de Registo Eleitoral a estas zonas para o registo dos cidadãos em idade eleitoral.

José Futica Zangui apontou as três comunas do município de Quimbele, nomeadamente Alto-Zaza, Cuango e Icoca, como sendo as de difícil acesso, cujo acesso têm sido dificultado com viaturas e motociclos e que o envolvimento de meios aéreos é um passo importante no processo para que os cidadãos actualizem os seus dados.

“Estávamos preocupados com esta situação em como os cidadãos destas localidades deviam actualizar os seus dados, porque é difícil de circular normalmente e são áreas com muita população. Com este processo sentimo-nos aliviados e pensamos que podemos realizar um grande trabalho”, referiu Futica Zangui.

Já Francisco Simão referiu-se ao facto de existirem, no município de Maquela do Zombo, localidades em que não há acessibilidade de viaturas devido ao mau estado das vias e da inexistência de pontes em vários rios que liga o município sede a esta localidade.

Ressaltou ser uma mais valia para o processo de Registo Eleitoral a inclusão dos meios aéreos para que as populações dessas localidades se registem e exerçam o seu direito de cidadania em 2017.

 

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.