Desviados equipamentos do laboratório e cinco carros em Kimbele

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 19/05 (Wizi-Kongo) – Cinco carros do sector de saúde, camas, bloco operatório e o laboratório do antigo hospital do município de Kimbele, província do Uíge, é o resumo dos meios desviados por elementos ligados aos cargos de chefia na circunscrição, informou hoje, terça-feira, ao Wizi-Kongo, o activista cívico, Salvador dos Santos.

“Foram abatidos no total cinco carros, três (3) dos quais pela senhora Paula Xangango, directora municipal de saúde do Kimbele e os outros dois por desconhecidos, trata-se de uma denúncia pública que a PGR cumpra com as suas obrigações, Essa senhora Paula Xangango contínua a queixar-se e combater o único médico-cirurgião em Kimebele, o doutor Meia Congo. A intenção é para colocarem outro, que seja da sua espécie no sentido de criarem uma dupla e roubam melhor o Kimbele”, denunciou, Salvador dos Santos.

Como esclareceu, as camas, o bloco operatório e laboratório do hospital antigo, tudo foi desviado, igualmente, a repartição de saúde no Kimbele ficou sem carros porque todos foram ao abate alegadamente por avarias e sem verbas para a manutenção, por outro, Paula Xangango tenciona abandonar o cargo para fugir das suas responsabilidades na qual ela mesma causou, porque deve dinheiro propositadamente aos funcionários em regime de contrato há três anos.

Aquele activista fez ainda fez saber que a única viatura que a repartição de saúde tinha, matrícula nova Ld 73 24DL, Paula Xangango acidentava com a mesma, numa missão privada e levou a danificação do veículo, estando ela em silêncio até aqui sem pronunciar-se a respeito, tendo argumentado também que, o filho da referida directora, não é funcionário do sector de saúde do Kimbele e chegou de acidentar com uma viatura de fumigação de marca Toyota Dina, outro caso que ninguém diz nada e ninguém assume nada.

Salvador dos Santos apontou que no ano transacto, a mesma directora, Paula Xangango, desviou uma viatura de marca Toyota Hilux, cor branca, sub olhar silencioso dos dirigentes do município de Kimbele e as outras duas viaturas que foram abatidas por ela na história daquele sector, é por orientação do antigo chefe da Paula Xangango, no caso, Manuel João.

“Mesmo assim tenciona roubar o camião que aí está avariado e a ambulância avariada há quase 6 meses, justificando que estão sem dinheiros para manutenções, mesmo sabendo que a tabela do orçamento anual da repartição de saúde do Kimbele, é do domínio público, neste caso, a única ambulância que circula na vila de Kimbele é da comuna de Alta Zaza, já sabemos que Paula Xangango quer fugir do cargo”, finalizou, Salvador dos Santos.

Kimbele, é um dos 16 municípios que compõe a região do “bago vermelho”, dista por terra da sua sede a sede da cidade capital Uíge ou vice-versa, a uma distância de 260 quilómetros, faz parte do leque dos cinco municípios mais habitados a nível do Uíge. A sua população maioritariamente é pobre e sobrevive da caça, do cultivo da mandioca, do amendoim, entre outros.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.