Dezanove aldeias beneficiam de água potável

FOTO: ANTÓNIO ESCRIVÃO/ARQUIVO

Songo – Habitantes de 19 das 81 aldeias que compõem o município do Songo, já consome água potável, no âmbito do programa ?Água para Todos?, em curso no país

O facto foi avançado nesta terça-feira, pela administradora municipal Adelina Alexandre Pinto, quando discursava no acto municipal das comemorações do 04 de Abril, Dia da Paz e Reconciliação Nacional.

Segundo a responsável, no tempo colonial só existia uma aldeia com água canalizada, hoje, o Governo já colocou água potável em 19 aldeias, além das sede do município e da comuna de Kinvuenga.

“Graças a paz o município ganhou 30 unidades sanitárias da rede pública, das quais um hospital municipal, um centro materno infantil, igual número de centro médico e 27 postos de saúde, num universo de 259 camas”, disse.

Deu a conhecer que o sector de educação controla 54 escolas com 386 salas de aulas, 876 professores com mais de 20 mil alunos matriculados, este ano lectivo.

Adelina Alexandre Pinto frisou que no sector de energia, existem 627 residências instaladas com rede domiciliar, num total de 2004 consumidores.

Reconheceu que estes ganhos foram alcançados graças a paz, que duramente foi alcançada e que segundo ela, deve ser preservada para que o executivo continue a trabalhar afincadamente na melhoria das condições de vida da população.

O município do Songo é um dos 16 que compõe a província do Uíge, tem uma região de 2.800 quilómetros de extensão, repartida por uma comuna, 13 regedorias, 81 aldeias e conta com uma população de 62.362 habitantes, segundo os dados do Censo realizado em 2014.

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.