Dezoito anos depois de paz, Bungo ganhará posto de emissão do BI

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 13/08 (Wizi-Kongo) – Para obtenção do Bilhete de Identidade (BI), os habitantes do município do Bungo, província do Uíge, país Angola, suportam distâncias longas, fome, frio, gastos e outros sacrifícios, no período de 2002/2020, num total de 18 anos de paz, por nunca antes terem sido beneficiados de um Posto de Identificação Cível, capaz de minimizar estes problemas.

Para colmatar essa dificuldade, os mesmos localizados a 78 quilómetros a norte da sede da cidade do Uíge, ganharão nos próximos dias de um Posto de Emissão do BI, 18 anos depois dos acordados de paz assinados há 4 de Abril de 2002, entre as forças do governo e os da UNITA.

Assim, ficam para história os dias em que esses cidadãos madrugavam-se e percorriam longas distâncias em busca deste documento indispensável de cidadão nacional, cujos destinos eram os dos municípios de Negage, Uíge, Songo e Quitexe, respectivamente, localidades que já possuem esses serviços há alguns anos.

Neste momento, uma casa de tipologia colonial, situada na rua principalmente, concretamente, entre às mediações da escola primária 220, administração municipal e o antigo tangue aéreo de reservatório de água, fora escolhida para funcionar os destinos do Posto de Identificação Civil, cujas obras a cargo da empresa Ngwame Maka, encontram-se a um bom ritmo de execução física, para, antes de Outubro, colocar esses serviços ao público, constatou, hoje, quinta-feira, Wizi-Kongo, na sede da vila do Bungo.

Panzo Joaquim, administrador municipal do Bungo, reconhece que a população local costuma levantar muitas inquietações sobre a falta deste serviço, mas, admite que, desta vez, o município irá beneficiar de um Posto de Identificação, para a nível local emitir o BI, o que será uma vantagem com vista a adquirir o registo de nacionalidade angolana.

De concreto, juntos de uma fonte segura, na delegação provincial da justiça e dos direitos humanos, isto é, na cidade do Uíge, ainda hoje, quinta-feira, avançou ao Wizi-Kongo, que, o Posto de Identificação Civil do Bungo, entrará em funcionamento nos meados do mês de Setembro do ano em curso, cujas questões técnicas e humanas estão sendo já asseguradas.

No Bungo, são, entre outros serviços prestados os de cédula pessoal e certidão de óbito. Porém, cercado de rios, ribeiros e lagoas, que dão inveja no bom olhar da sua beleza, bem como com uma vasta área plana, o município do Bungo, localizado a 78 quilómetros a norte da cidade do Uíge, foi fundado a 06 de Agosto de 1916, possuindo 2156 km2, com uma comuna apenas constituída, no caso, a sede do Bungo. Controla 61 aldeias, 12 regedorias, habitadas aproximadamente por 40 mil pessoas.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.