Por Alfredo Dikuwiza
Uíge, 04/06 (Wizi-Kongo) – Duzentos e cinquenta milhões, oitocentos e sessenta e oito mil, quinhentos e oitenta e três kwanzas e quinze cêntimos (250.868.583,15) dinheiro correspondente ao Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM) destinado a execução de três projectos sociais, foi tornado público pela administração do Bungo, liderada por Panzo Joaquim, soube hoje, quinta-feira, Wizi-Kongo, de fonte próximo da referida administração.
Entre os projectos apresentado ao público no Plano Integrado de Intervenção dos Municípios, constam a construção de dois sistemas de captação, distribuição e tratamento de água e de uma escola, cujas obras tiveram início no transacto mês de Maio e a apresentação ao público dos valores e dos respectivos projectos, aconteceu nesta quarta-feira (03), mas sem contar com o projecto de uma escola de sete salas de aulas na aldeia Mulamba I, tal como anunciado no acto da consignação destas obras, no dia 14 de Maio, segundo apurou hoje, na sede do Bungo, o Wizi-Kongo.
Um sistema de captação, distribuição e tratamento de água, localizado na aldeia do Quiombo II, sob responsabilidade da empresa ABP-Salakiako, com o prazo da obra de quatro (4) meses e término no próximo mês de Setembro do ano em curso, custou dos cofres do Estado 34.930.300.00kz.
A iniciativa do administrador Panzo Joaquim em tornar público os valores e os projectos ganhos pelo município, deixou satisfeito as autoridades e a população no geral, ouvidas pelo Wizi-Kongo. Para o mesmo projecto, mas este na aldeia do Kiputo, a cargo da empresa Albeteca, com o prazo da obra de três meses (90dias), com o fim da obra estipulada a 14 de Setembro de 2020, custou 34.483.486.05kz.
Enquanto a construção de uma escola de 12 salas de aulas na sede da vila do Bungo, sob responsabilidade da empresa CHIM GUNZA.LDA, com o prazo da obra de cinco meses, com o fim da mesma a 14 d Outubro de 2020, custou 181.454.792.10kz.
Entretanto, no âmbito da materialização deste Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), este portal soube de fontes próximas do governo provincial local que fora realizado no dia 14 de Maio no município do Bungo, os actos de consignação de quatro obras, nomeadamente, as obras de captação, tratamento e distribuição de água das aldeias Kiputo e Kiombo (II),bem como de duas escolas de sete (7) salas na aldeia Mulamba I e de 12 salas de aulas na sede municipal, respectivamente, cujo acto tinha sido testemunhado pelo Vice-Governador para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Afonso Luviluku.
Bungo, um dos 16 municípios que compõe a província do Uíge, conta com 60 aldeias na sua circunscrição, uma extensão de 2156 km2, cerca de 44 mil habitantes. Localiza-se a 78 quilómetros a norte da cidade do Uíge. A sede do município não possui água potável e a energia é fornecida por via de um grupo gerador, que, ilumina a sede da vila e alguns bairros periféricos. É limitado a norte pelo município de Damba, a leste pelo município de Sanza Pombo, a sul pelo municípios de Puri e Negage, e a oeste pelos municípios de Uíge e Mucaba.
O município é constituído apenas pela comuna-sede, correspondente à cidade de Bungo. Foi fundado no dia 6 de Agosto de 1916.
Deixe uma resposta