DIRECTOR DE SAÚDE DA DAMBA RETIRA INDIVÍDUOS QUE OCUPAVAM AS CAMAS DO CENTRO DE SAÚDE DO NSOSSO

Por Alfredo Dikwiza|Jeremias Kaboco

Uíge, 21/10 (Wizi-Kongo) – O director municipal de saúde da Damba, Luzaiadio Pedro deslocou-se essa manhã às 6 horas a comuna do Nsosso com objectivo de pôr ordens na “casa” que culminou com a retirada de todo pessoal que ocupavam as camas do centro de saúde local, cujos indivíduos eram parentes do chefe do referido centro, Alfredo Ndombele Ndongala, que encontram-se a estudar no Instituto de Gestão e Administração.

Soube o Wizi-Kongo da presença do director municipal de saúde da Damba à comuna do Nsosso por via de fontes próximas a ele e, admitiram que além de retirar os indivíduos que ocupavam as camas do centro de saúde, igualmente, manteve um breve contacto com a equipa de técnicos de saúde local, aquém passou algumas ordens.

Reposta a legalidade que afligia os enfermeiros e doentes que estavam sem lugar para descansarem, devido das camas que encontravam-se ocupadas naquela unidade sanitária, os mesmos não terão mais motivos para queixas. Entretanto, lembra-se que o agir imediato do director municipal de saúde da Damba foi fruto da divulgação da notícia nesta sexta-feira (20/10/2023 por parte do portal Wizi-Kongo que publicou a cerca da ocupação das camas. Na íntegra, abaixo segue a referida notícia:

Wizi-Kongo-20/10/2023- Os enfermeiros colocados no centro de saúde da sede da comuna do Nsosso, município da Damba, província do Uíge, estão enfrentar dias difíceis juntos com os doentes, por estarem sem lugar para descansarem no período da noite devido das camas que foram ocupadas naquela unidade sanitária pelos filhos e amigos do chefe do referido centro, Alfredo Ndombele Ndongala.

As camas ocupadas desfalcaram quase todas as sessões do centro de saúde do Nsosso, incluindo as colocadas na maternidade, deixando a unidade sanitária sem soluções para acomodar os pacientes, bem como os técnicos de saúde que nela labutam, principalmente, de noite, soube, hoje, sexta-feira, o Wizi-Kongo no local.

Depois de serem ocupadas do centro de saúde, as referidas camas têm servido de dormitório dos alunos e outros parentes do chefe do mesmo centro que encontram-se a estudar no Instituto de Gestão e Administração local, sem importarem-se com consequências que estão a causar aos doentes e enfermeiros, respectivamente.

Para isso, os enfermeiros e doentes naquele centro de saúde mostram-se insatisfeito pelas medidas tomadas pelo responsável máximo da unidade sanitária, que culminaram com o aproveitamento das camas aos seus parentes e, pedem aquém de direito que reveja o mais rápido possível essa situação.

Os alunos que ocuparam as camas são provenientes da cidade do Uíge, a exemplo de outros aprendizes que saíram de vários pontos da província e que encontraram a oportunidade naquele instituto para a sua formação, cuja referida instituição académica entrou em funcionamento neste ano lectivo 2023/2024.

Nsosso ou mbanza Sosso, é uma das comunas do município da Damba a par da Kamatambo, Lêmbwa e Petekusso. Entretanto, Damba que possui 6915 km2, é habitado por cerca de 132 mil habitantes e é limitado ao norte pelos municípios de Makela do Zombo/Buengas, a sul pelos municípios do Bungo/Mucaba, a Oeste pelos municípios do Bembe e Kuimbra, este último pertencente a vizinha província do Zaire.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.