EDUCAçÃO NO UÍGE CRIA CLUBES DE LÍNGUAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS

Uíge/ Directora provincial da Educação, Pasi Mafuta (arquivo) Jaime Reais

Uíge – Dez clubes de línguas nacionais e estrangeiras foram criados neste sábado, na província do Uíge, a fim de congregar os falantes de vários idiomas nestas agremiações.

Da iniciativa do Gabinete Provincial da Educação do Uíge, os clubes de línguas nacionais integram o Kikongo, Kimbundu e Umbundu, enquanto os de línguas estrangeiras fazem parte línguas Portuguesa, Inglesa e Francesa.

Os clubes de línguas vão funcionar, numa primeira fase, nos Liceus, Colégios e Institutos médios do município sede da província do Uíge.

Ao discursar no acto da abertura oficial destes clubes, a directora do Gabinete Provincial da Educação do Uíge, Pasi Mafuta Nova, explicou que a iniciativa visa criar espaços de interacção nas diferentes línguas nacionais e estrangeiras, permitindo a partilha de conhecimentos nos diferentes idiomas.

De acordo com a responsável, os clubes de línguas nacionais e estrangeiras visam, igualmente, reactivar o uso e o gosto das diferentes línguas pelos cidadãos da província.

Reconheceu ser uma tarefa árdua, visando dar uma nova dinâmica no processo de ensino e aprendizagem.

Por essa razão, aconselhou os professores e gestores escolares a serem dinâmicos no processo de ensino de línguas, aplicando métodos adequados para facilitar a aprendizagem.

Por sua vez, o chefe de Departamento da Cultura, Património Histórico e Comunidades Tradicionais, Pedro Cenas Dissungua, destacou a importância das línguas nacionais e estrangeiras nas trocas comerciais, preservação dos hábitos e costumes dos povos, assim como na transmissão de conhecimentos científicos.

O acto de abertura oficial dos clubes de línguas contou com a participação de professores, estudantes, gestores públicos, autoridades tradicionais e efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros e outros convidados.

Via angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.