EFECTIVOS DOAM SANGUEM AO HOSPITAL GERAL DO UÍGE

Por Valter Gomes

Um grupo de 88 efetivos da Polícia Nacional doou sangue ao no Hospital Geral do Uíge, num gesto de solidariedade, enquadrado nas comemorações do 47º aniversário da criação da corporação, a assinalar-se em todo o país no dia 28 deste mês.

O porta-voz do Comando da Polícia Nacional no Uíge, superintendente Freitas Zama, disse que a corporação tem estado atenta aos relatos dos técnicos de Saúde, pacientes e familiares sobre o défice de sangue no hospital.

“Esta realidade motivou os efectivos da corporação a juntarem-se à causa e ajudarem no reforço do banco de sangue da unidade hospitalar, de forma a mitigar os pedidos diários e, simultaneamente, ajudar a salvar vidas humanas”, declarou Freitas Zama.

 Gesto oportuno

A chefe de hemoterapia do Hospital Geral do Uíge, Sónia de Fátima Cardoso, depois de louvar o gesto dos efectivos, salientou que a doação chegou num momento oportuno, numa altura em que havia doentes internados na unidade sanitária que precisavam com urgência de sangue.

“Louvamos o gesto de solidariedade de parceiros sociais, porque o apoio desses grupos tem vindo a salvar centenas de vidas humanas em estado de saúde crítico. Diariamente, o hospital atende mais de 35 casos de transfusões de sangue, fato que deixa o banco de sangue quase sempre vazio”, disse a responsável, solicitando mais apoio de grupos voluntários para continuar a salvar vidas.

Apelou aos jovens a afluírem à unidade sanitária doando sangue e determinarem o seu estado sorológico, “doar sangue não significa apenas salvar vidas, mas também revitalizar as células e determinar o estado sorológico do dador”, disse.

Aconselho as famílias no sentido de não se automedicarem e os pacientes em casa a não se dirigirem ao hospital já na fase terminal da doença, mas sim a adotar a ideia de, com a febre mínima, consultar sempre o médico.

Via JA

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.