EFEMÉRIDE TOCOÍSTA n°. 01 DO ANO 70 (e-mail: cetoco2020@gmail.com)
Por Neves Álvaro
I – DATA: 01 de Janeiro
II – FACTOS REPORTADOS NESTE DIA SEGUDO AS FONTES CONSULTADAS
- Trata-se do primeiro dia do novo ano civil, cuja transição de 31 de Dezembro para 01 de Janeiro, normalmente os crentes fazem-na estando na Igreja (templo) em cânticos e orações;
- De acordo os documentos existentes, esta data tem haver com o dia da morte do eterno Dirigente dos Tocoístas, Senhor Simão Gonçalves Toco, o enviado de Deus que esteve no meio destes, facto ocorrido há 35 anos, isto é, à 01 de Janeiro de 1984, em Luanda, na sua residência sita na Travessa do Algarve nº 18, Bairro Terra Nova, Distrito Urbano do Rangel, após ter estado mais de dois anos doente sem assistência médica hospitalar.
III –EVIDÊNCIAS HISTÓRICAS DESTA EFEMÉRIDE TOCOÍSTA
Para a maioria dos Tocoístas e de acordo com os documentos consultados, o acontecimento deste dia da efeméride Tocoísta, é o que refere a morte do Dirigente, uma vez que o ano novo civil ser uma data festejada a nível mundial em todos os povos que adoptaram o calendário Gregoriano.
Baseando-nos no Calendário Religioso Tocoísta que vem sendo adoptado pelos Anciãos da Igreja, e segundo as várias fontes documentais e bio-bibliográficas de reconhecida idoneidade no Universo Tocoísta consultadas ao longo do tempo, são evidências deste triste momento:
- Morte do Dirigente dos Tocoístas, Senhor Simão Gonçalves Toco, por doença prolongada aos 66 anos de idade;
- Seguem-se a este acontecimento:
- O velório realizado até o dia 08 de Janeiro de 1984, no espaço onde actualmente está localizado o mercado externo ao mercado dos Congoleses entre as Bombas de combustível (Sonangol) e os prédios;
- Cortejo fúnebre de Luanda à Ntaya em Maquela do Zombo/Uige, via terrestre;
- Enterro do Dirigente dos Tocoístas, Senhor Simão Gonçalves Toco no Centro do Ntaya, local que ele próprio baptizou de Kanga die Naim (deserto de Naim. S. Lucas 7:11-16), as 16 horas do dia 10 de Janeiro de 1984;
- Regresso das Comitivas aos seus locais de origem no mesmo dia do enterro;
- Reunião da sua família no Ntaya e decisão sobre o destino a dar ao seu património;
- Proclamação pelo 1º Pastor Cutendana João, dos 60 dias de repouso e reflexão na Igreja em memoria a morte de Simão Gonçalves Toco.
IV – ANTECEDENTES FACTUAIS SOBRE A MORTE DO DIRIGENTE SIMÃO GONÇALVES TOCO REGISTADOS NA IGREJA
Recorrendo a literatura Tocoísta e a vasta documentação interna existente na Igreja, são antecedentes históricos deste acontecimento, os seguintes:
- O anuncio à 24 de Julho de 1949 da operação matemática espiritual de 3×12=36-1 (35), revelando o período de missão profética terrena que seria de 35 anos (1949-1984), superando 10 vezes mais os 3 anos e meio de missão profética de Jesus o Cristo;
- A realização à 25 de Dezembro da festa organizada pelo Coro de Kibokolo em 1982 na Rua do Buku Zau e dela participaram todos órgãos e responsáveis da Igreja, sendo esta a ultima Ceia do Dirigente dos Tocoístas, Senhor Simão Gonçalves Toco, e consequentemente a sua despedida pública e anúncio sobre a realização de UMA LONGA VIAGEM, tendo este recomendado à todos que permanecem firmes e de pê neste caminho, porque ele regressaria depois da sua longo e demorada viagem (Registos sobre este evento e literatura Tocoísta);
- A designação antecipada aos Anciãos da Igreja (Ngunga Ngele) do local onde seria enterrado, tal como a forma como deveriam faze-lo (Artigo sobre Kanga die Naim, Anciãos do Ntaya, Mbona Pedro e Dofonso F. Manzambi);
- Após a reunião de 23 de Dezembro de 1983, foram incumbidos os Vates de Sengher (1º Pastor Cutendana João) e de Mbasi a Mbuta (2º Pastor da Igreja Vemba Ambrósio) no sentido de informarem o Dirigente de que: “os assuntos acabaram, mas ficou acordado que no dia 08 de Janeiro de 1984 virá uma Comissão junto do Dirigente para apresentar as conclusões a que chegamos”. E este responde-lhes: “Está bem, podem vir. Mas não sei quem é que irão encontrar”;
- A Direcção da Igreja divulga o Comunicado nº 07, de 07 de Janeiro de 1983, informando aos Tocoístas o anúncio do Avô Daniel no corpo do Ancião Kimfumu Manuel que dizia: “A partir de agora deixem o vosso Dirigente em paz para que possa solucionar aquilo que esperam, porque se não lhe deixarem em paz, nunca hão-de alcançar o que esperam. A partir de hoje, todo membro da Igreja que tiver problemas, os Anciãos e Conselheiros são competentes para resolve-los. Aquele que achar que o seu assunto deve ser resolvido pelo senhor Simão Toco, então aguarde pela vinda de Cristo. Ele é quem virá resolver o seu problema”. E o Dirigente mais abaixo do comunicado, observou: “Concordo com a profecia do Avô Daniel. Assina, Mayamona”. E entrou no quarto ate o dia da sua morte.
V – SIGNIFICADO E RELEVÂNCIA DESTE EVENTO TOCOÍSTA
Posto isto, e baseando-nos nos dados aqui expostos, qual o significado que se pode atribuir a este acontecimento tão relevante na vida dos Tocoístas? São vários, mas as próprias evidências, anúncios, profecias e doutrina da Igreja falam por si. Dos estudos e levantamentos já realizados no Universo Tocoísta, pode-se concluir que tudo estava previsto desde o inicio da missão profética e carismática de Mayamona, e importava que acontecesse o passo a seguir após a observância dos 3×12=31-1 (35) anos proféticos anunciados à quando da relembrança da Igreja de Cristo em 25 de Julho de 1949, facto que foi reafirmado na Ultima Ceia realizada em 25.12.1982 onde ele próprio recomendara:
- Fim de uma importante etapa na missão profética e carismática de Mayamona;
- As profecias anunciadas na Igreja tinham que se cumprir. E face as profecias escatológicas sobre o Kanga die Naim (S. Lucas 7:11-16), a morte de Mayamona representa um acontecimento crucial na missão salvífica da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, porque está intimamente ligada a redenção da humanidade (Confira as profecias escatológicas sobre o seu regresso e o surgimento da Cidade Santa do Grande Rei);
- Este acontecimento também representa a vitória dos Tocoístas diante da missão profética que assumiram à quando do pacto realizado com Deus em 1950, visto que conseguiram nestes 35 anos, chegar até ao fim da difícil etapa profética estabelecida pelo Cânone Tocoísta (1949-1984);
- Por ultimo, face as suas profecias escatológicas e os acontecimentos registados na Igreja de 1974 à 1983, este acontecimento veio reflectir a configuração de uma nova e difícil etapa de 35 anos de acção Tocoísta sem a presença física de Mayamona, cujas profecias apontavam como sendo um período de decantação (depuração e muita peneira dos Tocoístas) e de censo espiritual dos Tocoístas (Salmos 69:27-28)
VI – CONCLUSOES
- A primeira efeméride Tocoísta do ano civil abre consigo inúmeras reflexões em memoria a morte do Dirigente Simão Toco, pois, até o dia 10 de Janeiro (dia do seu sepultamento), os Tocoístas vão viver um dramático e agoniante momento espiritual, que deve ser de ausência de exaltação, de muita oração, contemplação e meditação, mas que também e um período rico de consolo espiritual dos altos e de revelações sobre o nosso caminhar ao Reino de Cristo;
- Atendendo que até 10 de Janeiro há toda a necessidade de se reviver os momentos ocorridos na Igreja no longínquo ano de 1984, importa que rebusquemos as memorias destes momentos e todas as profecias relacionadas aos seus acontecimentos. São os casos de:
- O significado bíblico e teológico do repouso absoluto de Simão Gonçalves Toco de 07 de Janeiro de 1983 a 01 de Janeiro de 1984
- De que viagem Toco anunciou em 25.12.1985? e quando será este seu regresso, isto é, como será e que acontecimentos estarão ligados ao mesmo
- KANGA DIE NAIM. O que será? Qual o significado daquele lugar onde esta sepultado o Dirigente, quando e como há de se cumprir esta profecia e porque
- De quem os Tocoístas esperam na segunda vinda de Cristo: Jesus ou Mayamona?
- VII – BIBLIOGRAFIA UTILIZADA
A presente abordagem temática, é uma das inúmeras produções do Centro de Estudos Tocoísta que doravante virão a ribalta em varias plataformas comunicacionais, fruto de uma conjunção de esforços de investigação desenvolvidas pela Conexão Tocoísta (uma plataforma comunicacional) e pela Edição Mumbeliano Maziko, no âmbito de um amplo projecto de estudos Tocoísta para o próximo decénio.
A mesma cinge-se rigorosamente em fontes documentais e bio-bibliograficas, sem a qual evitariamos descrever ou abordar algum facto ou evento Tocoísta. Dai que a discussão que se seguir, deverá basear-se em torno das fontes utilizadas nesta abordagem temática e nunca em opiniões ou pontos de vistas, quer do articulista ou de outro analista do tema. Trata-se apenas de uma breve exposição temática, fruto do levantamento historiográfico feito, visto que muito brevemente serão publicados artigos mais concisos e quiçá, colectâneas de obra reflectivas sobre efemérides Tocoísta. Eis as fontes consultadas:
DOCUMENTOS:
- CERTIDÃO DE ÓBITO emitido pela Conservatória de registos do Governo da Republica Popular de Angola, aferindo a data de 01.01.1984;
- JORNAL DE ANGOLA, edição de 02 de Janeiro de 1984;
- Relatório da viagem fúnebre, elaborado por NDOMBAXI MALUNGO, então Secretário-geral (Luanda, 1984);
- Necrologia da morte do Dirigente Simão Toco, PEDRO MUMBELE, Ntaya, Janeiro de 1984;
- Inúmeras fotografias descrevendo os vários momentos deste acontecimento;
- Cartas do Ancião DOMINGOS PEREIRA, Maquela do Zombo, Janeiro de 1984, aconselhando os Anciãos da Igreja sobre os desafios que deviam assumir nos destinos da Igreja;
- Documentos produzidos no encontro da família do Dirigente Simão Toco em 1984, face ao legado e património pessoal de Mayamona;
- Comunicado n. de 07.01.1983 sobre o repouso absoluto do Dirigente Simão Toco;
- Registo dos preparativos e realização da festa organizada pelo Coro de Kibokolo aos 25 de Dezembro de 1982;
- Relatório do último encontro realizado no dia 23 de Dezembro de 1983 sobre a resolução do assunto do desaparecimento do dinheiro e sobre a reorganização do funcionamento da Igreja;
- JET – Jornal Evangélico Tocoísta, edição n. 11º de 31.12.2010;
- Calendário Religioso Tocoísta;
LITERATURA TOCOISTA
- Santos Agostinho, Simão Gonçalves Toco e os Tocoístas no Mundo, s/d;
- Vasco Pedro Nzila, Os Conflitos no Tocoísmo, GCNET, Luanda, 1998;
- Joaquim Albino Kisela, Simão Toco. A trajectória de um homem de pz, editorial Nzila, 2004;
- Simão Fernando Kibeta, Simão Toco. O profeta Africano em Angola, s/d, Luanda;
- Garcia Miala, Géneses dos Conflitos do Ntaya, GCNET, Luanda, 1998;
- Cometa Crente, GCNET, Luanda, 1998;
- Simão Gonçalves Toco, Profecias de Mayamona, GCNET, Luanda, 2012;
- Ruy Llera Blanes, A prophetic trajectory. Ideologies of place, time and belonging in an Angolan religious movement, Berghahn Books, 2014.
DEPOIMENTOS
- Depoimentos dos Jovens do Ntaya – 2014, que descrevem como se preparou o lugar onde foi enterrado Simão Gonçalves Toco, quem cavou o buraco e construiu a casota que lá se encontra, porque e com quem ficava as chaves;
- Depoimentos dos Ancião e Anciãs da Igreja: Muanga Pedro, Maria Tekakiseva (sobrinha do Dirigente), Mbona Pedro (Mayembe-Benguela), José Ntomo (Ntaya), Dofonso Fernando Manzambi (Luanda-Jet/1999);
- Reflexões do GCNET feitas nas Semanas de Reflexão sobre a morte do Dirigente dos anos de 2004, 2005 e 2014.
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