Uíge – O arranque dos trabalhos de electrificação de 13 municípios da província do Uíge marcou as conquistas alcançadas pelos habitantes dessa região do país, durante o ano 2022.
Os habitantes da província consideraram que a aposta na electrificação dos municípios poderá atrair mais investimentos, tendo em conta o potencial agrícola e do turismo que a região possui.
O projecto, a ser executado em dois anos, numa primeira fase, contempla a electrificação de oito municípios.
Orçado em 330 milhões de dólares, para a construção das linhas de transporte e de subestações eléctricas, o projecto vai permitir o fornecimento de energia eléctrica aos municípios do Bembe, Songo, Púri, Mucaba, Damba, Bungo, Quitexi e Ambuíla.
Entre outros ganhos, destacam-se também o início das obras de construção de cinco institutos politécnicos.
Os estabelecimentos que estão em construção nos municípios do Uíge, Songo, Maquela do Zombo e Quimbele, vão acolher mais de dez mil alunos.
Realce recai ainda para as obras de reabilitação e asfaltagem de cerca de dez quilómetros de estrada que dá acesso à Universidade Kimpa Vita e dos bairros Candombe Novo/Velho e a Zona Industrial, na sede capital da província.
As obras, enquadradas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), estão em fase final de conclusão.
Em declarações à ANGOP, alguns citadinos consideraram a implementação destes projectos como um passo para dinamizar o desenvolvimento social e económico da região.
O jovem empreendedor, Mitotino da Mata sugeriu a reabilitação das vias de acesso aos campos agrícolas, para facilitar o escoamento da produção para os centros de consumo.
Já o estudante universitário, Laurindo da Graça, defendeu a necessidade da construção de mais salas de aula na Universidade Kimpa Vita, para permitir o ingresso de novos estudantes na instituição.
Via Angop
Deixe uma resposta