Bungo – Sete mil e 130 registos de nascimento foram emitidos pelos serviços de justiça de Janeiro a Novembro do corrente ano, no município do Bungo, 81 quilómetros da cidade do Uíge, contra 5.579 de igual período.
Os dados foram avançados hoje, sexta-feira, à Angop, pelo conservador local, Luís Sebastião, tendo igualmente assegurado que no período em análise foram cobrados emolumentos no valor de 2.948,323 Kwanzas, contra 1.023,084 Kwanzas do período anterior.
Igualmente fez saber que de Janeiro a Novembro do ano em curso foram reconhecidos 136 documentos e 76 autenticações notariais.
Luís Sebastião sublinhou que o aumento do número de cidadãos registados no presente ano têm a ver com aproximação dos serviços nas 12 regedorias que compõem a circunscrição.
“Com a chegada do registo de nascimento as 12 regedorias do Bungo, obtivemos resultados positivos, não só em termos de dados, mas também aliviou o sofrimento da população que percorria 60 a 70 quilómetros até a sede do município”, rematou.
Questionado sobre ausência da loja de registo e atribuição do BI no local, o conservador resguardou-se prestar mais detalhes, mas afirmou ser preocupação do Ministério da Justiça, pelo brevemente chegará ao Bungo.
Luís Sebastião disse que o sector que dirige necessita de três novos efectivos, para elevar a sete, com vista a atender a demanda da população de forma facilitada.
O responsável aconselhou a população no sentido de continuar a afluir aos postos de registo de nascimento espalhados na circunscrição, para que cada um tenha o privilégio de cumprir com o seu dever de cidadão nacional.
Via Angop
Deixe uma resposta