Uíge – A actividade empresarial no município do Bungo, província do Uíge, está a permitir empregar vários jovens, no quadro do programa de fomento ao empreendedorismo.
Em declarações à Angop, o trabalhador da carpintaria “Andorinha”, na localidade de Quimulungo, José Saraiva, de 18 ano de idade, afirmou que além de conseguir o primeiro emprego está a aprender um ofício para no futuro criar a própria empresa.
António Massala de 23 anos de idade, outro jovem que teve na carpintaria António Quizanga, disse que o trabalho tem sido benéfico, porquanto sustenta a família com o salário que recebe.
Valorizou a oportunidade e aconselhou outros jovens a aprenderem uma profissão.
O proprietário da carpintaria, António Quizanga, na localidade do Quiombo, disse que em 2014 recebeu um crédito de 500 mil kwanzas na empresa JMJ, no âmbito do fomento ao empreendedorismo, financiado pelo Fundo Soberano de Angola, que permitiu alargar a produção de mobiliário.
“Estamos na recta final do reembolso do crédito, o trabalho não pára. Tencionamos pedir novo crédito logo que termine o primeiro”, salientou.
Cristóvão Lucas, proprietário da Carpintaria Adorinha, na localidade Quimulungo, disse que já trabalha como carpinteiro há 30 anos, produz portas, janelas, camas, cadeiras e mesas.
Angelina Eduardo, empreendedora há 15 anos, disse que tem vindo a enfrentar dificuldades, mas desde 2015 que recebeu crédito. “Tudo ficou fácil e deu para empregar mais jovens nos estabelecimentos comerciais”.
Disse que o crédito permitiu desenvolver o negócio de venda de frescos, refrigerantes e produtos alimentares básicos alimentares.
O município do Bungo está localizado, a 78 quilómetros da cidade capital da província do Uíge, tem uma população estimada em mais de 30 mil habitantes.
Deixe uma resposta