Por Alfredo Dikwiza
Alto-Cauale, 17/09 (Wizi-Kongo) – Caso se conclua e se certifique os trabalhos de propensão dando a existência de petróleo, diamante e mercúrio no município de Kangola, 182 quilómetros da sede da província do Uíge, poderá, certamente, alavancar a economia local, da região e do país no geral.
Neste momento, a nível do município de Kangola, estão catalogadas cinco áreas que apresentam fortes indícios da existência dos referidos recursos mineiros, entre as quais, Kaka-Lwiti, os rios Dengue, Koko e Lucala, soube o Wizi-Kongo da administradora local, Teresa Daniel João Pinto, no decorrer das festividades dos 63 anos a categoria de município do Alto-Cauale.
Segundo a gestora municipal, nada ainda foi comprovado cientificamente, mas de forma teórica o município possui fortes possibilidades da existência destes mineiros no seu solo, pelo que, aguarda-se com muita expectativa pela propensão dos trabalhos, apesar de não ter avançado oo prazo da conclusão dos estudos mineiros na circunscrição.
Sobre o lema: “Alto-Cauale, 63 anos com união e trabalho, rumo ao desenvolvimento”, as festividades de mais um ano de existência decorreram com realização de várias actividades com objectivo de mostrar as potencialidades da circunscrição. Entretanto, Alto-Cauele, foi a denominação dada pelo grande soba Miranda-Caiongo (Man´nkongolo), da tribo real dos Kiluanje, ao território em que era soberano.
Porem, relatos dizem de que, o rei retirou-se junto com a sua família de Kalandula e desceu o rio Cauale até ao actual Massango, atravessou-o e na outra margem estabeleceu o seu reino, “o Cauale”, que, manteve-se independente até a chegada dos portugueses.
Com uma estrutura militar comparada com a da rainha Nzinga Mbandi, soba Miranda, foi um dos mais destacados na luta contra a ocupação total da região entre Uíge/Malange. Sendo que, Alto-Caule, foi a última região do Uíge a ser anexada ao resto da província, isto é, 1948. O município conta com duas comunas, Caiongo e Bengo.
Tendo uma extensão de 3064km2, o município de Alto-Cauale é limitado a norte pelo município do Sanza Pombo/Uíge, a leste pelo município de Massango/Malange, a sul pelo município de Kalandula/Malange e ao oeste pelos municípios de Kamabatela/Kwanza Norte e Puri/Negage (Uíge).
Deixe uma resposta