FEIRA AGRÍCOLA JUNTA SETE MUNICÍPIO R UÍGE ESTREIA-SE COM GENGIBRE

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 22/02 (Uíge) – A gengibre para o município do Uíge, produto pelo qual se estreará, ganha destaque e protagonismo, entre as demais culturas já conhecidas que apresentará na feira que realiza, juntando outras seis circunscrições municipais, nomeadamente, Damba, Mucaba, Songo, Bembe, Ambuila e Kitexe, com início nesta sexta-feira (23/02), às 10 horas.

Na região do bago vermelho, a gengibre, é uma cultura muito mais abundante nos municípios da Damba e Makela do Zombo, agora, Uíge intromete-se em seu solo com este produto, através da empresa Tempo Muda, que, contém aproximadamente três toneladas que estarão presentes na feira para exposição e venda no evento que conta com mais de 50 produtores do município anfitrião, declarou ao Wizi-Kongo, o director municipal da agricultura do Uíge, Lubunta Sebastião.

Segundo o responsável, entre os produtores do município do Uíge, constam empresas ligadas ao ramo agrícola, associações, cooperativas e agricultores individuais, sendo a rua Alves Cunha, vulgarmente, rua dos Cães, foi escolhido para de 23 a 24 de Fevereiro do ano corrente, ser o palco da demonstração de tudo quando se produz por cada município, com pontapé de saída a ser dado governador, José Carvalho da Rocha.

Lubunta Sebastião frisou que, na feira, terá espaço reservado para diálogo entre investidores e os produtores, cuja ideia é promover parcerias entre os mesmos. Entretanto, admitiu que, o sector que dirige em parceria com o departamento dos transportes do Uíge, garantiram as condições para assegurar o escoamento dos produtos dos participantes na feira.

Sublinhou que, por via do Programa de Combate a Fome e Pobreza, a direcção municipal da agricultura, na época 2023, preparou 300 hectares, dos quais 150 foram preparados e outros 150 ficaram reservados para hortícola, que, a partir dos finais de Maio e princípios de Junho, os camponeses catalogados, estrarão em acção para os devidos efeitos. E, acrescentou, os mesmos têm sido frequentes apoiados com imputes e insumos agrícolas

Culturas como banana, feijão, amendoim, café, mandioca, milho, entre outros, preenchem o leque dos produtos que serão exibidos pelos responsáveis agrícolas dos sete municípios presentes na feira, sendo que, até ao momento da entrevista não foi avançado o número de participantes das outras seis circunscrições.

Este ano, iniciativa de género foi colhida no município de Negage, que contou com a presença no evento do Bungo, Púri, Alto-Cauale, Sanza Pombo, Milunga, Buengas, Makela do Zombo e Kimbele

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.