Por Walter Gomes
A província do Uíge vai acolher, pela primeira vez, entre 24 de Junho e 10 de Julho do ano em curso, o Festival Internacional de Teatro, denominado FesteaUíge.
O festival, promovido pelo colectivo de artes Nzoji Yeto, vai contar com a presença de mais de 15 grupos de teatro, para além de nacionais, também de Moçambique, Portugal e Brasil. O festival, alusivo às comemorações da fundação da Cidade do Uíge, tem como objectivo promover e massificar a arte e o potencial cultural da província, assim como divulgar e mostrar o trabalho e empenho dos actores locais.
O evento, que se realiza sob o lema “Pela unidade da classe e pelo desenvolvimento da cultura”, visa, igualmente, reforçar o intercâmbio entre diferentes actores, proporcionar momentos de lazer e ocupação dos tempos livres da juventude, bem como promover o turismo da região.
O coordenador do Festival Internacional de Teatro no Uíge, Domingos Nicolau, assegurou estarem criadas as condições para a acomodação dos grupos, iluminação e sonorização nos palcos em que vão se exibir e confirmada a presença de todos os grupos que se candidataram.
Em função da pandemia, disse, estão acauteladas as necessárias medidas de biossegurança. Os participantes ao evento deverão apresentar um teste negativo de Covid-19 feito 24 horas antes da chegada ao local do festival. Antes da actuação, os membros serão novamente submetidos a um novo teste de Covid-19, bem como a apresentação do cartão de vacinação com as duas doses.
Domingos Nicolau disse que o FesteaUíge tem sido realizado desde 2012, em alusão às festas da fundação da Cidade do Uíge, mas na categoria de de Festival Nacional. Desta vez, o FesteaUíge será internacionalizado com a presença de grupos de teatro de renome, como o Agrupamento 7, do Brasil, Lobby Teatro, de Portugal, e Lareira Teatro, de Moçambique.
De Angola, vão actuar no palco do Hotel Bago Vermelho, na cidade do Uíge, os grupos MZ Teatro, Waubrialas, Proteza Teatro, Luzingo Malembe, todos da província do Uíge, Lussengomono, Fofartes e Odetavares, de Luanda, enquanto a província de Benguela estará representada pelos grupos Ombaka Teatro e Onzila, e a Huíla pelo Estrelas ao Palco. A província do Cuando Cu-bango também marcará presença com um grupo, cujo nome não foi avançado pela organização.
Durante o festival, o colectivo de artes Nzoji Yeto vai promover sessões de formação de teatro multimédia, palestras sobre “A história e sociologia do teatro angolano”, “O papel do actor de teatro no desenvolvimento” e “O resgate de valores culturais”.
Via JA
Deixe uma resposta