Fineza Armando Manuel vence preconceito e abraça mecânica

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 18/01 (Wizi-Kongo) – Tomou a decisão pessoal, partindo do desejo para acção, Fineza Armando Manuel, uma jovem mulher, viu-se vencer as barreiras dos preconceitos de uma profissão menos aderida por senhoras e, abraçou o ramo da mecânica, hoje, com 21 anos de idade, pretende um dia atingir o grau de engenheira mecânica de máquinas e motores.

Actualmente, Fineza Armando Manuel, aprende a profissão na oficina Emanuel (propriedade do jovem Manuel Sola), estando a mesma oficina capacitada exclusivamente na reparação mecânica e eléctrica de motocicletas, cita na rua Industrial, defronte do antigo depósito da Sonangol, como apurou, hoje, terça-feira, o Wizi-Kongo, no local que, igualmente, estão outros três moços a seguir essa profissão.

Há quase um ano desde que chegou na oficina, segundo ela, já familiarizou-se com as chaves, o óleo e outras ferramentas de uso quotidiano sempre que chega no local de aprendizagem, para isso, na parte mecânica já consegue desmontar um motor de motorizada, montagem de cilindro, freio, cúpula e na parte eléctrica, sabe ligar o prato magnético e não só.

Admitiu ter vontade e amor para essa profissão e, sendo assim, encontrou por este ramo, seguir o tão desejado sonho de um dia vir a tornar-se uma engenheira. Porém, lembra que, no princípio foi um pouco difícil porque recebia muita energia negativa vinda de pessoas próximas e não só, por ter abraçada a mecânica, algumas riam-se dela, mas também, de um lado, não faltou quem aconselhou e desejou forças para que não desistisse.

E, explica, “hoje, agradeço todos aqueles que zombaram de mim, os que riam também e, principalmente, daquelas que deram forças, acreditaram em mim, do meu mestre e dono da oficina, porque graças a essas forças estou a caminhar bem, rumo ao alcance das minhas metas, com ajuda da boa relação existe neste local, entre o mestre, os meus três colegas e a mim”.

Para o melhor de tudo, Fineza Armando Manuel, olha a necessidade de fazer uma formação ligada com os motores. “Infelizmente, por dificuldades financeiras, anulei o ano académico no Instituto Politécnico Manuel Quarta Punza, onde estudava a 10ª classe no curso de máquinas e motores, porque associa a profissão com as vendas também para conseguir o sustento da vida”, disse com semblante triste, mas, caso venha a conseguir apoios, quer sejam de pessoas singulares ou por parte do Estado, bem como dos pequenos negócios que exerce, o passo a seguir, será a formação académica.

Frisou que recentemente foi convidada a participar de um encontro que reuniu mulheres empreendedoras, isto é, no dia 07 do mês em curso, na presença do governador do Uíge, José Carvalho da Rocha, onde tomou a palavra e aproveitando a ocasião, pediu apoios ao gestor máximo do governo do Uíge, que, de seguida, mereceu uma reacção positiva do mesmo, estando somente aguardar agora do tratamento que lhe será alvo pelo governador.

De 21 anos de idade, Fineza Armando Manuel, vive na sede do município do Uíge, concretamente, no bairro Kandombe Velho, na rua da igreja Tocoista, com a mãe. É a primogénita, entre os cinco irmãos que são.

Olhar pelos jovens empreendedores é importante

Manuel Sola, proprietário da oficina, que existe desde 2008, tendo começado primeiro nas proximidades do estabelecimento comercial “Casa Prelex”, hoje, defronte a antiga Sonangol, pretende formar uma oficina à altura, mas as questões financeiras não lhe proporcionam alcançar este objectivo, para isso, apelou os órgão competentes no sentido de “olhar pelos jovens empreendedores pois que é importante, que nos próximos momentos estes sejam também concedidos aos créditos jovem”.

Afirmou que ministra aos seus aprendizados com lições técnicas e teóricas, pois que a experiência de 23 anos desde que abraçou a profissão, manifesta aos outros também e, conta com passagem em uma empresa Vietnamita onde ocupava o cargo de número um na montagem e reparação de motocicletas. Entretanto, possui uma formação de máquinas e motores no INAFOP/2012, curso básico. Mas, os próximos desafios pretende dar continuidade dos estudos neste ramo.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.