Uíge – O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, ressaltou hoje, terça-feira, nesta cidade, o apoio que a província tem beneficiado através da cooperação com Cuba nos diferentes sectores, nomeadamente Educação, Saúde e Agricultura.
Ao falar à imprensa a margem da visita da embaixadora de Cuba acreditada em Angola, Gisela Beatriz Garcia Rivera, à província do Uíge, Paulo Pombolo, disse que a cooperação entre Cuba e Angola, em particular, com a província do Uíge, é muito benéfica no que tange aos sectores da Educação, Saúde e Agricultura.
Avançando que a província do Uíge controla 107 técnicos cubanos, sendo 41 a trabalhar no sector da Saúde em vários municípios e 61 outros na Educação, distribuídos nas duas instituições superiores da província (ISCED e Universidade Kimpa Vita), assim como no Instituto Médio Agrário de Negage.
O governante salientou que os cubanos destacados na província do Uíge estão bem recebidos e enquadrados de acordo com a realidade da província e têm feito o seu trabalho com amor e dedicação.
“Com as dificuldades financeiras desde 2014, estamos a trabalhar para assistir os nossos profissionais de Cuba com o mínimo de recursos que recebemos para atender as necessidades básicas”, observou.
Sublinhou que a província do Uíge conta com 14 mil estudantes do ensino superior distribuídos entre ISCED e Kimpa-Vita. Para o ensino primário, secundário e médio foram matriculados este ano 500 mil alunos.
Durante a sua estada de 24 horas no Uíge, a diplomata vai visitar o Hospital Provincial do Uíge, a Universidade Kimpa-Vita e ISCED, o condomínio dos cooperantes cubanos, assim como o Instituto Médio Agrónomo e o Hospital Municipal do Negage.
Deixe uma resposta