Por Jeremias Kaboco|Jornalista
Uíge, 27/01 (Wizi-Kongo) – O governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, auscultou nesta sexta-feira, 26, no município de Negage, as autoridades tradicionais dos 16 municípios, a estarem activas na sensibilização das populações sobre a importância das medidas de prevenção contra à cólera, surto que afecta neste momento países vizinhos da Zâmbia e a RDC.
Rocha, ao falar no encontro de auscultação que juntou autoridades tradicionais e administradores municipais, disse que apesar de não se registarem casos da doença no país, é necessário reforçar as medidas de prevenção, pois, a província partilha uma longa fronteira com à República Democrático do Congo (RDC), assolada com o surto da doença.
O governante avançou ainda que na província do Uíge às autoridades sanitárias já estão a trabalhar para evitar o surgimento de casos da doença no país.
Disse que a mensagem deve ser passada com maior incidência nos municípios fronteiriços, como Maquela do Zombo, Milunga e Quimbele.
No encontro foram ainda abordadas questões sócio-económicas da província, créditos para empreendedores, reabilitação e construção de estradas, pontes, instalação de núcleos de ensino superior nos municípios e programas de apoio a agricultura familiar.
As questões apresentadas pelas autoridades tradicionais são conjunturais e conhecidas e merecerão tratamento oportuno, porque fazem parte das prioridades do Governo Provincial.
Entre as principais inquietações das populações estão as vias de comunicação, surgimento de ravinas, acesso a água potável, a construção de mais escolas e postos médicos, telecomunicações, presença da banca comercial e outros.
Deixe uma resposta