Uíge – O Governador provincial do Uíge, Pinda Simão, reconheceu ontém, quarta-feira, existir melhoria na tramitação de processos de reclusos, o que tem permitido a redução do número de detidos nas cadeias da região.
Pinda Simão fez esta afirmação quando visitava os presos da Comarca da província do Uíge, tendo ressaltado que nos últimos meses reduziu-se significativamente os casos de morosidade processual no tribunal local.
Referiu que esse facto permitiu maior celeridade de muitos processos, que culminaram com a restituição à liberdade de muitos detidos.
“Reconhecemos que existe ainda alguma preocupação, mas podemos verificar que houve uma evolução. Quando estivemos neste lugar, no ano passado, havia pessoas que em alguns casos tinham esgotado o seu tempo de estar aqui, mas agora podemos notar melhorias quanto a este assunto”, sublinhou.
Por sua vez, os detidos reclama da morosidade verificada na tramitação de processos, fruto da lentidão na fase de instrução.
“ Temos estado a sofrer dificuldades na morosidade na tramitação processual e muitos de nós quando submetidos a julgamentos somos absolvidos, pois que, prova-se a nossa inocência. Logo, o tempo em que ficamos detidos ninguém compensa”, reclamaram os detidos numa mensagem lida na ocasião.
A Comarca da província do Uíge alberga trezentos cinquenta e cinco detidos.
Deixe uma resposta