Songo – Os residentes na localidade de Kiniambi, 34 quilómetros a sul da sede municipal do Songo (Uíge), ganharam neste sábado, um posto de saúde construído de raiz, no âmbito do programa de combate a fome e pobreza, com vista a melhorias de atendimento médico e medicamentoso da população local.
A infra-estrutura inaugurada pela administradora municipal do Songo, Adelina Alexandre Pinto, tem um consultório, duas salas de internamento com duas camas cada, pequena farmácia, casas de banho e orçou nove milhões de Kwanzas (Kz. 9.000.000.00).
A inauguração do empreendimento enquadrou-se nas comemorações do 4 de Fevereiro, dia do início da luta armada de Libertação Nacional, cujo acto municipal decorreu na referida aldeia.
As autoridades tradicionais locais, na sua mensagem lida ao acto, congratularam-se pela escolha da aldeia para albergar o evento, bem como agradeceram ao governo pela colocação do posto de saúde, tendo se comprometido cuidar do mesmo para servir também as futuras gerações.
“Com a inauguração do posto de saúde que beneficiará a nossa comunidade, estamos conscientes que após isso seguirão outros momentos que veremos o acabamento da escola primária, canalização de água potável, reparação de via de acesso e do campo de futebol”, lê-se na mensagem.
Depois de reconhecerem os esforços do governo na melhoria das condições de vida da população, aproveitaram ainda a oportunidade para solicitar a implementação da campanha de registo civil em curso, a instalação de um núcleo da escola do I ciclo secundário, para evitar que os alunos abandonem a aldeia ao encontro daquele nível de ensino.
Ao dirigir-se a população, a administradora municipal Adelina Alexandre Pinto, começou por enaltecer a bravura e determinação dos heróis do 4 de Fevereiro de 1961, que cansados dos maus tratos que eram submetidos, pegaram em catanas, paus, armas tradicionais e outros instrumentos para pôr fim a repressão colonial, revolta essa que culminou com a independência nacional há 11 de Novembro de 1975, recordou.
Reconheceu que actualmente o país vive num momento de contenção de despesas, mas o executivo tem prestado maior atenção na resolução dos problemas dos antigos combatentes e do povo em geral, onde são controlados a nível do município do Songo 124 antigos combatentes dos quais 72 recebem pensões.
“Temos conhecimento das dificuldades que vivem, no tocante a falta de água canalizada e outras, mas estamos a trabalhar no sentido de resolvermos paulatinamente as mesmas. Cuidem bem o posto de saúde que foi inaugurado, é um bem público para ajudar todos que tiverem situação complicada de saúde”, aconselhou.
Apelou, na ocasião, aos munícipes que até ao momento ainda não se registaram ou actualizaram os dados eleitorais, para afluírem aos postos de registo eleitoral para serem habilitados ao exercício de voto em Agosto do corrente ano.
Adelina Pinto apelou ainda aos jovens que completaram ou vêem a completar 18 anos, para afluírem ao posto de recenseamento militar para cumprirem com o serviço militar obrigatório, assim como exortou aos pais e encarregados de educação para levarem as crianças a escola visto que o ano lectivo 2017 já arrancou.
Via Angop
Deixe uma resposta