Por Vrakichakiri Abelardo Domingos
Nesta quinta-feira fez-se a abertura do evento Dipanda Uíge Cartoon, primeiro festival de banda desenhada e animação, na cidade capital da província do Uíge, realizado pelos movimentos Mwini Artes e Viv’Arte. O evento contou com a presença do senhor José Augusto Kitoku, chefe do departamento de acção cultural, em representação do director provincial da cultura, fez a abertura, valorizando a exposição e encorajar aos cartoonistas e a organização pela iniciativa, e dos cartoonistas Nelson Paim, Junilson Mergulhão, do stúdio lindomar, Guilherme Lukiladio, músicos, empresários, crianças e público geral. Com fins de incentivar e promover a arte de banda desenhada na província do Uíge.
Durante o acto de abertura do evento Dipanda Uíge Cartoon, estiveram na sala reunidos mais de 90 pessoas que visitaram as exposições dos cartoonistas, brindados de trova de Nely Lucas, declamação de poesias de poetas do Uíge.
Segundo o Guilherme Louquiladio, produtor executivo do festival Luanda cartoon, disse que esse festival acaba sendo uma valia para os cartoonistas da província, pois reuni os melhores cartoonistas do país para dar vida e passar experiência aos fazedores de banda desenhada e aos que estão a se formar em desenho técnico, através de tertúlia artísticas.
Segundo Nelson Paim, cartoonista, caricaturista e artista plástico, que participa no evento dipanda Uíge cartoon disse que esse festival de desenho realizado pela primeira vez no Uíge caba qualquer das forma ser uma oportunidade pra os artistas locais divulgarem os seus trabalhos e aproveitar esse ensejo para fazer tertúlia com os outros cartoonistas vindo de outras paragens no sentido de ganharem experiências.
Deixe uma resposta