ISCED coloca ao dispor do mercado mais de 300 licenciados

Uíge- Trezentos e 84 licenciados do Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) no Uíge, durante o ano 2016, receberam hoje, sexta-feira, os diplomas de licenciatura.

O director geral ISCED do Uíge, Domingos Kimpolo Nzau, revelou, durante a ceromónia de outorga de diplomas, que os licenciados têm uma valência formativa académica, profissional e  pedagógica, com competência científica e cultura geral.

“Estão aptos para ocupar-se de escolas públicas e particulares e é nestes termos que os colocamos à disposição de sociedade”, frisou.

Domingos Kimpolo Nzau frisou que no âmbito do incremento de formação de quadros, a instituição foi autorizada superiormente a ministrar dois mestrados, nomeadamente  o de pedagogia e de psicologia escolar.

O director Nacional da Inspecção do Ministério do Ensino Superior em Angola, João Maurício da Consta, referiu, na ocasião, que a conclusão de um curso constitui uma grande conquista para o estudante.

“Nesta cerimónia de outorga manifestamos o nosso reconhecimento a todos aqueles que de uma ou outra forma contribuíram para essa vitória” realçou, reconhecendo igualmente a contribuição do governo da província do Uíge, quadros do ISCED, as famílias e outros convidados na concretização do evento dos licenciados.

O responsável reconheceu que os licenciados foram fortes para vencer as dificuldades até chegar este momento.

Apontou que a partir de hoje são oficialmente lançados como novos profissionais para o mercado do emprego, capacitados com conhecimentos adquiridos ao longo dos seus cursos, aconselhando aos recém-licenciados a dedicarem-se com profissionalismo tarefa em que forem chamados.

Já na sua mensagem, os licenciados agradeceram a contribuição da direcção do ISCED e dos docentes, por lhes terem dado a oportunidade de realizarem a formação superior nas diversas áreas de saber.

Os licenciados pediram igualmente ao Executivo angolano para envidar  esforços de enquadramento dos quadros recém–formados nas respectivas áreas onde foram formados,  facilitando a sua inserção no mercado do emprego.

O governador do Uíge, Paulo Pombolo, que presidiu o acto de encerramento, disse que marca o momento de júbilo para os recém – licenciados e as suas famílias.

Para o governante,  o Executivo está  apostado na estratégia de expansão do ensino superiores a todas províncias do país, criando para o efeito as regiões académicas para formação de quadros que visam contribuir no desenvolvimento social.

Paulo Pombolo apelou igualmente aos recém-licenciados a primarem por uma formação contínua, nas altas superações, dedicando, sobretudo, na investigação científica.

O governante disse que o governo provincial vai continuar a envidar esforço para o melhor enquadramento dos quadros recém–licenciados.

O ISCED do Uíge lecciona 12 cursos, nomeadamente história, matemática, geografia, filosofia, português, física, biologia, Química, psicologia, pedagogia, francês e inglês. E desde a fundação da Instituição em 1997, já formou mais de mil licenciados.

Via Angop

Comentário

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.