João Fernando Rodrigues Alves “João Alves”, Filho de Fernando Rodrigues Alves e de Maria Guilhermina. Nasceu a 26 de Julho de 1969.
Foi na década de 80 do Século transacto, que João Alves, ingressou na Emissora Provincial do Uige da Rádio Nacional de Angola, na altura a residir no Prédio Rimaga, donde desde muito cedo, destacou-se com a feitura de carros de lata e papelão, o… nosso homenageado foi um mecânico talentoso de motorizadas, tendo na altura uma Sipsom Induro 70.
Kota “Jojo”, como carinhosamente é tratado pelos mais próximos, chegou a Radio numa altura em que a mesma dominava e era praticamente o “Monopólio” da comunicação social, numa cidade como o Uige. Notabilizou-se com programas como ” Uige à Noite”, ” Domingo Alêgre” e “Dedica aos seus”, Man Jojo, chegou a Radio Uige, numa altura em que se destacavam-se grandes vozes, que faziam as delícias dos ouvintes da cidade do Uige, foram os casos de Nóbrega Pedro Dias (em memória), Antônio Pinto (actual director da Radio Cacuaco), Mario Moraes, Angela Cruz, António Figueira Zinho Silva (Kabilubilu) e sob direção de Kiende David( em memória). O nosso homenageado tornou-se também uma das principais voz notícia da radio Uige do grupo RNA.
Com o conflito armado de 1992, João Alves foi obrigado a deixar (como muitos) a sua terra natal, dando sequência da sua actividade jornalística nos estúdios centrais da Radio Nacional de Angola, onde fez vários programas como o #ManhadeDomingo, só para realçar.
Com a fundação das rádios comunitárias, João Alves passou para a Rádio Viana, onde se tornou no principal Pivot das manhas informativas da radio do município mais industrial da cidade capital.
Assim regressamos em 2017, com a nossa singela homenagem a um jornalista, que por sinal inspirou a febre do jornalismo ao jovem Nidio Campos.
Deixe uma resposta