Por Alfredo Dikwiza
Uíge: 05/07 (Wizi Kongo) – Jeremias Kaboco, jornalista do portal Wizi-Kongo, saiu de casa às 09.00 horas deste sábado, em direcção a rotunda do Songo, bairro Papelão, com objectivo de fazer a cobertura jornalística do acto de uma manifestação organizada pelo activista social, Jorge Kisse, onde foi vedado pela polícia nacional, concretamente, pelo intendente Amadeu Cardoso.
Aquele oficial surpreendeu o jornalista e o proibiu em não captar as imagens aos efectivos e não só que se encontravam no local, em seguida, fez apreensão dos equipamentos que Jeremias Kaboco utilizava, tendo sido devolvido, depois da dispersão dos manifestantes, que, igualmente, culminou com a detenção do autor da manifestação, Jorge Kisseque.
Os equipamentos de uso de serviço do jornalista foram devolvidos, tal como apreendidos no mesmo local. Entretanto, além da apreensão dos equipamentos e de ser proibido de captar as imagens, nada mais de mal fora feito com o jornalista em causa. Porém, o jornalista encontra-se a fazer uma cobertura em direito, numa manifestação que foi interrompida pelas autoridades de ordem e segurança.
Deixe uma resposta