
Uíge – Cinquenta e sete jovens da província do Uíge beneficiaram, nesta quarta-feira, de micro-créditos e kits profissionais, no âmbito do Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE), que visa o fomento do auto-emprego no país.
O valor do crédito entregue pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, na presença do governador provincial do Uíge, Sérgio Luther Rescova, entre mil a cinco mil dólares norte-americanos.
Os beneficiários foram antes formados sobre empreendedorismo e gestão de negócios, no Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego (CLESE).
O PAPE no Uíge gerou 214 empregos para jovens, com a entrega de micro-créditos e kits profissionais.
O PAPE tem como objectivos fomentar o empreendedorismo no seio dos jovens, nos domínios técnico-profissional e de gestão de pequenos negócios, e contribuir para o processo de promoção da inclusão financeira, fiscal e social da juventude.
O referido plano de acção, que também visa a melhoria do rendimento familiar, está alinhado com os programas de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), de Reconversão da Economia Informal (PREI) e Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR).
A ministra Teresa Dias, que se encontra na província do Uíge para o lançamento do PAPE, entregou igualmente kits profissionais a carpintarias, salões de beleza e Cybers, com vista promoção do auto-emprego de jovens na província da região.
Na ocasião, Teresa Dias considerou o projecto como sendo ambicioso para o fomento do auto-emprego.
Por sua vez, o governador provincial do Uíge, Sérgio Luther Rescova, destacou o PAPE como sendo um projecto que visa alavancar a geração de emprego, com vista a contribuir na redução dos níveis de desemprego da juventude.
Na tarde desta quarta-feira, a governante visitou os centros de formação profissional 1º de Maio, o CLESE e o SIAC local.
Via Angop
Deixe uma resposta