Jovens do Uíge dialogaram com o governador

Imagem do Wizi-Kongo

Por Abelardo Domingos

Uíge, 26/11/20 (Wizi-kongo) – Por incumbência do Governador Provincial do Uíge, o Conselho Principal da Juventude, CPJ, convidou jovens de vários extratos da sociedade uigense para um encontro com o governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha.

O encontro teve início às 15h:58, com atraso de uma hora, na sala de conferência do grande hotel do Uíge GHU. O secretário executivo do Conselho Provincial da Juventude CPJ, Hélio Eduardo Paulo, fêz a apresentação das organizações presentes na sala afirmando que o encontro serve para criar momento de diálogo entre a juventude e o governo da província”.

O governante da província, José Carvalho da Rocha, afirmou que, “não viemos com uma carinha mágica, para trabalhar sozinho, faremos esse trabalho de levar a província ao desenvolvimento juntos, com base aos problemas já identificados que eu pessoalmente andei nalguns bairros periféricos do município do Uíge, sei o que se passa, mas só conseguiremos resolver esses problemas se andarmos juntos. E espero que não olhem só pra mim, Governador, mas sim todos”.

Os jovens intervenientes acharam importante o encontro e apresentaram os seus problemas em fusão das áreas de acção. Para o jovem José Raimundo, a falta de comunicação institucional, é um grande motivo de conflitos entre a sociedade civil e o governo.  O governo devia se adaptar a nossa realidade e passar a comunicar mais quando há falta de transparência, haverá sempre um mal entendido. Entendemos que correlação aos manifestantes, devia-se respeitar os direitos e garantias fundamentais plasmada na constituição Angolana, não é crime manifestar nem há razão de os mesmo serem visto como inimigos do governo”.

O jovem Simão Teca, secretário da JURA no Uíge usou por sua vêz a palavra, realçando que “uma sociedade que não aposta na juventude é uma sociedade fracassada. Não há necessidade do governo aqui no Uíge olhar os jovens como inimigos, por manifestarem seus direitos. Devia-sese ouvir mais esses jovens e ter atenção especial. Ainda, entendemos haver manipulação nos dados apresentado pelas comissão multissetorial no Uíge sobre casos de covid19, daí a nossa preocupação que a direção da saúde revesse melhor esse aspecto por que as os bairros periféricos não estão a usar máscara pois, entendem não haver covid19, as pessoas morrem de paludismo, mas colocam covid19”.

Imagem do Wizi-Kongo

Getor Catenda, fazedor de opinião, questiona ao governador sobre as prioridades do seu governo dentro do plano de desenvolvimento da província, que grandes mudanças que pode-se notar e acresentou ” devia se rever a questão das poluição dos rios no município do Uíge. Outro caso, as escolas do centro da cidade estão sem carteiras”.

Ismael Samba, jovem convidado, salientou que “sente-se muito sabendo que a novos bairros surgiram em função do crescimento demográfico no município do Uíge e, esses mesmos bairros como Katapa e Kijima os jovens desse mesmos bairros subindo e descendo até ao centro da cidade pra estudar no período noturno que os coloca em riscos, daí que devia se pensar num pólo de ensino médio técnico profissional para salvaguardar as vidas dos mesmos”.

Por fim, o governador da província do Uíge, José Carvalho da Rocha, afirmou que, as sugestões foram registradas, reafirmando que a luta é de todos,  não existe uma vara mágica para resolver os problemas senâo haver conjugação de esforços no sentido de trabalhar colocando o homem no centro das preocupações e convidou os presentes a pensar nisso. Acrescentou ainda que “as opiniões são boas e vamos procurar com intenção apoiar e materializa-las, aliás, espero que não entendam ser essa última oportunidade de dialogarmos, precisarmos avaliar o trabalho sobre todos os aspectos, juntos vamos lutar para o desenvolvimento do Uíge”.

O encontro contou com os líder de organizações juvenis, religiosas, políticos, sociedade civil activistas cívicos e pessoas singulares do município do Uige.

Imagem do Wizi-Kongo

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.