Por Nicodemos Paulo
Jovens da província do Uíge frequentam, desde ontem, cursos técnico-profissionais, no quadro da promoção do auto-emprego e de competências técnicas para o mercado de trabalho, informou ontem o primeiro-secretário provincial da JMPLA.
Durante três meses, os jovens beneficiam de cursos de informática, empreendedorismo, música e canto, contabilidade empresarial, decoração e gastronomia, secretariado executivo, inglês, francês, protocolo e relações públicas, numa iniciativa do comité provincial da JMPLA.
O primeiro-secretário provincial da JMPLA, Augusto Pedro Conga, referiu que, além de dotar os jovens da região de capacidades técnicas, os cursos visam ocupar a juventude de forma útil, no sentido de evitar comportamentos desviantes e favorecer alguns jovens que, por razões económicas, não têm acesso aos estudos superiores.
No quadro dos programas de interacção juvenil na província, o responsável salientou que a JMPLA trabalha com jovens que, por razões diversas, não têm domínio dos ofícios. “Criámos condições para mais de 1.700 jovens serem formados e, depois, vamos estender a iniciativa aos demais municípios da província do Uíge.”
Augusto Pedro Conga disse que muitos jovens com bom nível académico têm dificuldades de alcançar bons empregos, por falta de habilidades técnicas e outros são obrigados a interromper os estudos, para frequentar o curso profissional.
Via JA
Deixe uma resposta