Kangola: Ladrões de cabritos surpreendidos por moradores da aldeia

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 18/10 (Wizi-Kongo) – Um grupo de ladrões que dedicavam-se ao roubo de cabritos na aldeia Euemita, município de Kangola, província do Uíge, foram surpreendidos nesta segunda-feira (18/10) de manhã por moradores locais, numa altura em que cortejavam já um animal abatido e, concomitantemente, prenderam-os acima de muita surra e levados até ao comando municipal da polícia, onde se encontra encarcerados.

Segundo informações de um dos moradores do Euemita recolhidas pelo Wizi-Kongo na noite desta segunda-feira, na sede da vila de Kangola, avança que o suposto grupo já vêm a praticar estes actos há tempo e, várias vezes já foram chamados atenção, mas não acataram os conselhos. Desta vez, acrescenta, os proprietários dos animais e outros, tiveram que organizar-se e mantiveram a vigilância que culminou com a detenção dos implicados, que, por sinal, igualmente, são moradores da mesma aldeia.

Como disse, existe uma lei aprovada na aldeia de consenso de todos, que, quem rouba uma cabeça de cabra e for apanhado, deve pagar dez (10) e se for um grupo de cinco pessoas, por exemplo, se roubarem uma cabra, os cinco, deverão pagar dez (10) cabeças de cabrito, cada, cuja medida visa disciplinar os actuais gatunos e desencorajar quem vê por essa via uma alternativa de prejudicar os outros.

Pela hora que chegou a informação, o Wizi-Kongo, não conseguiu ir no comando municipal da polícia nacional para saber o real número dos detidos, bem como das idades correspondentes e do tratamento que será dado aos mesmos.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.