KASSUMBA GOMES PAULO: Jovem fez das dificuldades trampolim para a excelência.

Por Rui Filipe Ramos
Natural do Uíge, mudou a sua vida aos 20 anos e hoje é um brilhante oficial das Forças Armadas Angolanas. Kassumba Gomes Paulo, de 26 anos, primeiro de sete irmãos, nasceu no Bairro Mbanza Quinguagua, Município do Uíge, em 1994, filho de Tiófilo Garcia Paulo e de Juliana Gomes Paulo.
O primeiro período da sua infância foi marcado pelo conflito armado Interno que se vivia na altura que provocou “um grande cativeiro na região do Uíge” e extremas dificuldades para a sua família e para a generalidade da população.
Em Fevereiro de 1997 os pais tomam a decisão de viajar para Luanda a fim de proporcionarem uma vida melhor aos filhos. “O meu pai era um guerrilheiro das forças especiais das FAPLA que lutou na região sul e centro do país. Depois do fim das FAPLA trabalhou na empresa Angosego como protecção, para manter o pão na mesa da família.”
Depois dos 5 anos começa o primeiro contacto com o mundo académico frequentando a 1ª classe na Escola 9050, em Viana, Bairro do Sétimo Dia. Em 2010 termina a 9ª classe, “com resultados excelentes em todos os anos”.
Mas o dinheiro era escasso e o pai, para manter o pagamento da escola, faz serviços de carpintaria. A mãe dedicava-se à venda de salsichas e mortadela na Praça do Pinto Km-9B Viana
Em 2011, com 16 anos, ingressa no Ensino Médio, na escola do 2º ciclo de formação académica 9014 no PUNIV, hoje Liceu João Beirão, em Viana, Bairro Luanda-Sul. O ensino médio no PUNIV foi feito com enormes dificuldades financeiras, pois a família residia no Grafanil e ele dispunha apenas de 1.000kz para as despesas semanais de transporte em candongueiro e alimentação. “Eu tinha de sair de casa as 5h da manhã para conseguir os primeiros transportes do dia mas muitas vezes caminhava a pé por não ter dinheiro.”
Em 2009 faz o curso de Informática no Centro Bom Samaritano e no ano seguinte frequenta o curso de Actor de Cinema e TV na ANA (Agência Nacional de Actores), no Prenda, terminando com êxito em Dezembro de 2010 e em seguida é escolhido para formador do grupo Teatral Mawosso Massobele e director artístico do grupo Vamwene Vacudjo.
Após terminar o ensino médio, a sua vida muda radicalmente. Não esmorecendo devido à pobreza, inscreve-se no Ensino Superior em Ciências Militares, em Novembro de 2013, Incorpora-se em Janeiro de 2014 no DRM da Província do Uíge e, após prestação de provas com êxito, ingressa na Academia Militar do Exército no Lobito.
“Incorporei-me nas FAA no ramo do Exército, na Academia Militar, em 2014, terminado o recrutamento comecei a estudar na Especialidade de Defesa Antíaérea no 2º Curso de Licenciatura em Ciências Militares, tendo sido comandante de Secção e Pelotão, e instrutor e comandante do 2º Pelotão da 2ª Companhia dos novos recrutas.”
O Diploma de Reconhecimento por se ter destacado nas actividades académicas e extracurriculares durante o 1º semestre de 2016 foi-lhe entregue pelo então comandante do Corpo de Cadetes, coronel Arão Elias.
Kassumba Gomes Paulo passa pelo campo militar do Grafanil, Regimento de Defesa Antiaérea, pela Unidade 4067 (51 BIM) Campo de Manobra do Wezo, Região do Matade Mandombe “Ambriz”, na província do Bengo.
No Grafanil exerceu funções de comandante de Pelotão e adjunto de Bateria de ZU-23 mm, ZCU-23-4 mm (Shilka), e como tal leccionou Táctica Especial, Parte Material e Tiro e Direcção de Fogo. “Cumpri todos os serviços ordenados pelos oficias das Unidades de DAA, tendo como avaliação final de estágio 17 valores.”
Em Novembro de 2018 faz a prova de Estado com 18 valores, defendendo a monografia “Preparação das acções combativas pelo chefe de Bateria de ZU-23-4 (Shilka) durante a protecção de tropas e objectivos no Combate Ofensivo”, com 19 valores, tendo como orientador o major António Chicombe Jacobs.
Um mês depois recebe o diploma em cerimónia presidida pelo general de Exército e chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Angolanas, António Egídio de Sousa Santos.
No dia seguinte é promovido a subtenente do Quadro Permanente das FAA, tendo feito o juramento de fidelidade e recebido a espada de honra em cerimónia presidida pelo comandante do Exército, general Gouveia de Sá Miranda.
Além disso, Kassumba Gomes Paulo recebeu o certificado de “participação exemplar” no Desfile Central alusivo ao 40° Aniversário da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 2015, na Praça da República, em Luanda, pelo então CEMFAA, general de Exercito Geraldo Sachipengo Nunda.
Nas terceiras Jornadas Cientificas promovidas pela Academia Militar do Exército em 2018, intervém com o lema “A Investigação Tecnico-Científica da Academia, seu impacto na sociedade angolana”.
“Essas distinções foram de grande significado para mim, porque era o reconhecimento de esforços e sacrifícios feitos durante estes longos 5 anos de formação militar.”
Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.