Por João Niango Ngombo Kina
Na tradição Afrikana em alguns grupos étnicos, é considerado Óbito quando o corpo está presente no local indicado, ou melhor, local indicado para a cerimónia fúnebre, em casa do malogrado ou em algum lugar específico na qual os familiares “e não só” possam passar noites até o corpo for enterrado. Quando se celebra um funeral com a ausência do corpo do defunto não se considera propriamente um Óbito, mas sim, Yamba ou Matanga.
VISÃO CIENTÍFICA
Do ponto de vista científico, a Morte é nada mais que o fim da vida.
VISÃO DA TRADIÇÃO AFRIKANA
Do ponto de vista tradicional Afrikano, a Morte é simplesmente o fim do ciclo de vida material e não espiritual. Pois a tradição Afrikana compreende que existe na verdade dois ciclos;
1° Material.
2° Imaterial, ou seja, o que não é corpóreo, espiritual.
ÓBITO
O Óbito é nada mais ou nada menos que o passamento físico de um indivíduo, falecimento, ou seja, morte de pessoa. E se resume à um determinado contexto no que diz respeito a cerimónia fúnebre etc etc etc.
MATANGA, KOMBA OU YAMBA
A Matanga (terminologia aplicada também em Lingala e Yamba terminologia em língua Kikongo) é nada mais que um Óbito sem a presença do corpo do defunto ou malogrado. Em palavras miúdas, é uma cerimónia fúnebre sem o corpo do malogrado em questão. Neste caso, o mais conveniente a se aplicar nestas situações é o Yamba e a Matanga, invés do Komba.
A presença do corpo do malogrado no local indicado é, o que a tradição Afrikana chama de Óbito de modo geral. E a ausência do corpo no local indicado para cerimónia fúnebre é, o que se considera por exemplo, Yamba ou Matanga na tradição Afrikana (Mukongo e Mungala).
Um Exemplo miúdo : «Na cerimónia do Yamba ou Matanga quando alguém morre no exterior, por exemplo, é na Europa ou América, e vai ser enterrado na América ou na Europa (nesse caso, no exterior), os familiares cá em Afrika fazem o que nós conhecemos por Matanga ou Yamba. A celebração fúnebre sem a presença do corpo. Ou seja, acaba por ser no fundo o enterro do corpo espiritual do malogrado.
No exterior se enterra o material, é em Afrika o imaterial.»
REMATE FINAL
O que estamos a viver em Angola com a morte do Ex Presidente JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, é por simplesmente uma Matânga ou Yamba, e não um Óbito “propriamente” que obedece os critérios da tradição Afrikana, sobretudo o Komba na tradição Mbundu “supostamente” na qual o malogrado pertence (do ponto de vista étnico). Quando o corpo estiver presente em Angola(no local indicado para cerimônia fúnebre) aí sim, pode-se considerar Óbito e não Matanga ou Yamba.
Assim diz a tradição Afrikana.
GOSTEI