LANÇADA PEDRA PARA CONSTRUÇÃO DA MINA DE TETELO EM MAKELA DO ZOMBO

A primeira pedra para a construção da mina de cobre de Tetelo, no município de Maquela do Zombo, na província do Uíge, foi lançada hoje, quinta-feira, 11, pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, numa área de 3,5 quilómetros.

Com um investimento total avaliado em 275 milhões de dólares, a mina de cobre, que será construída em 27 meses, terá capacidade para a produção, a partir de 2024, de quatro mil toneladas de cobre/dia, perfazendo 30 mil toneladas de cobre contido/ano.

Da iniciativa da empresa Shining Star Icarus (SSI), o projecto mineiro, localizado na comuna de Kibokolo, será construído pelas empresas SinoHydro e China Power e terá 880 metros de profundidade.

Trata-se de uma mina a céu aberto com um periodo de exploração inicial de três anos e poderá se estender para uma mina subterrânea, que terá uma galeria de quatro quilómetros.

Desde 2009, data de início dos trabalhos, já foram gastos 70 milhões de dólares nos trabalhos pesquisa, prospecção e avaliação do projecto, tendo criado, inicialmente, 210 postos de emprego fixo trabalho, que poderá aumentar até mil.

Em declarações à imprensa, o director-adjunto da Shining Star Icarus (SSI), Rui Lopes, disse que estão criadas todas as condições para a construção da mina, cujo período de vida útil, nesta primeira fase, é de 10 anos e com a possibilidade de se incorporar outros recursos minerais que forem identificados.

Referiu ser um projecto viável e com viabilidade económica de continuar a ser desenvolvido.

Depois do lançamento da primeira pedra pra a construção da mina, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, referiu ser a primeira mina de cobre no país, tendo acrescentado que o projecto cumpre com todos os procedimentos internacionais.

O ministro garantiu apoio do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e dos órgãos governamentais da Província do Uíge, para o trabalho continuo da mina de Tetelo e de outras iniciativas de concepção de projectos do sector.

Disse que a iniciativa vai criar mais postos de trabalho e desenvolvimento da província do Uíge.

No acto, o governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, afirmou que o lançamento da primeira pedra para a construção da mina de cobre do Tetelo representa um grande investimento para a província do Uíge e uma grande oportunidade para a criação de novos postos de empregos e desenvolvimento da região.

Com esse e outros investimentos na província, o governante disse estarem lançadas as bases para o desenvolvimento económico da região.

Fonte: Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.