Por Ne Kunzi Dia Tia
O Reitor da Universidade Kimpa Vita “João da Silva” expulsou esta semana catorze (14) professores afectos a esta Universidade de Ensino Superior, de salientar que os professores em questão já tinham sido detidos anteriormente e depois soltos pela PGR-Uíge referente ao caso de “Falsificação de Documento (Mas que não era verdade), nos documentos entregue a cada um desses Docentes, o Reitor alega motivos administrativos (sem clarificação coerente)… É ilegal um Reitor expulsar um Professor empregue pelo ministério, o mais agravante é que a entidade empregadora não sabe da situação.
Todavia, o salário destes já encontram-se cativados, portanto ninguém consegue pronunciar-se mesmo o próprio Ministério do Ensino Superior.
AS PERGUNTAS QUE NÃO SE QUEREM CALAR:
1- Deve haver mão alheias diante desta situação que já é de longa data?
2- Será que está se fazer um ajusto de contas?
3- Ou será que estes professores fazem frente e conhecem as artimanhas da Decana da Escola Superior Politécnica do Uíge e o Reitor, por isso deveriam ser afastados quanto mais cedo possível?
Não se entende tanta maldade e perseguição do Reitor em alguns Docentes e os estudantes não podem cruzar o braços e assistir esse teatro absurdo deve-se fazer alguma coisa, porque no fundo os prejudicados somos nós.
“CONSEQUÊNCIAS DA EXPULSÃO DESTES DOCENTES: ”
1- Alguns recem enquadrados pessaoas ligadas a Decana e Reitor, fazem das cadeiras práticas como se fosse História e Psicológia, mas foram jovens que formaram-se em Brasil e Portugal no Curso de Engenharia, isso não é normal.
2- Adapta-se um novo modelo de enquadramento das cadeiras do I° Ano para o II° Ano e do III° para o IV° Ano etc, por falta de professores na Instituição e os que tendes não são valorizados.
3- Depois do termino destes estudantes, em alguns locais (emprego) serão desqualificados devido as palhaçadas que estão a ser feitas agora.
4- Isso baixa a credibilidade da Universidade em causa, se vois não sabeis.
No entanto, os estudantes devem ser rigorosos e firmes em exigir aos novos Docente o que consta no programa curricular e nada de Histórias & Conversas, pois a prática é o critério da verdade.
Na mesma diapazão, entende-se que os ultimos reajustos (artimanhas) que está ser feito pelo Reitor João da Silva, está recheado de vingança e perseguição tendo em conta as revalidades anteriormente existente.
Muitos dos Professor foram expulsos, entre outros citamos apenas :
Engenharia Informática:
1- Nzau Luyeye
2-Kundakama Mpanda
Agronomia:
1- Makuntima
2- Lazaro Xixima
O Reitor não tocou a Dr. Kiangebeni porque é peso pesado e sabe que é irmão do Governador Mpinda Simão.
Mais notícias nas próximas edições.
Deixe uma resposta