Por Bernardo Salumbo
Uíge, 16/02 (Wizi Kongo) – O atraso que se regista na entrega de diplomas aos estudantes finalistas do Instituto Superior de Ciências da Educação do Uíge, deixa agastada a classe académica na província.
Passados dois anos que finalistas de vários cursos afectos ao ISCED do Uíge, clamam pela demora que se verifica naquela instituição do ensino superior nas terras do bago vermelho.
Ouvindo a finalista Eunice Mweshi disse “o ano passado 2020, nós requeremos para receber o diploma mas até aqui nada acontece, nem água vai nem água vem tudo por culpa da COVID-19, mas ultimamente temos esta garantia que, os certificados já chegaram realmente, mas sem o carimbo da homologação do INAARES e é isso que nos preocupa bastante” disse Mweshi.
Quem alinha-se no mesmo diapasão é Luísa Jamba, finalista do curso de ensino primário da mesma instituição, segundo a qual a falta de documento pode impedir a obtenção do seu primeiro emprego, “ já passam dois anos ate aqui nada de melhor, só dizem que aguardem por data a anunciar e até aqui não há solução nenhuma”. Rebateu a finalista Luísa.
Ouvidas as preocupações dos estudantes, o director geral interino daquela instituição, Mona Panzo, revelou que o problema está a ser resolvido, e brevemente os estudantes poderão levantar os seus certificados.
Panzo acrescentou que a questão dos certificados, ficou durante este todo período paralisada por questões sanitárias da COVID-19, desde o mês de Outubro que as aulas retomaram, a direcção também retomou as suas actividades na emissão dos certificados e diplomas e, neste preciso momento todos os diplomas que estavam na posse da Imprensa Nacional, já se encontram no ISCED/Uíge e tudo está ser feito para o devido tratamento e até o final deste mês de Fevereiro estará a disposição dos seus utentes.
Palavras de Mona Panzo, director geral interino do ISCED/Uíge, que dois anos depois, retoma a entrega de diplomas e certificados aos estudantes afectos aquela instituição.
PUBLICIDADE
Deixe uma resposta