O escritor Fragata de Morais apresenta o seu mais recente livro bilingue, “Um Canto ao meu Congo”, quarta feira , em Mbanza Kongo, província do Zaire, no âmbito da jornada alusiva ao Dia da Cultura Nacional.
“Um Canto ao meu Congo” é um percurso ficcional sobre os diversos ciclos da história do Kongo que vão desde a fundação à cristianização, decadência e busca do renascimento cultural. De acordo com o escritor António Fonseca, o livro leva os leitores à mística do espaço sociocultural Kongo. “Fragata de Morais bebeu muito da cultura e da história dos Akongo, portanto, dela não tem medo nem pode fugir”, reforça.
Manuel Augusto Fragata de Morais nasceu na província do Uíge a 16 de Novembro de 1941. Fez os estudos na Universidade Internacional do Teatro em Paris e na Academia de Cinema dos Países Baixos, em Amesterdão.
Os primeiros escritos apareceram na década de 70 em Paris (França).
Membro fundador da Academia Angolana de Letras, Fragata de Morais é autor de uma extensa obra, que inclui romances, contos, livros de dramaturgia, poesia e literatura infanto-juvenil, dentre os quais despontam “Jindunguisses”, “Inkuna – Minha Terra” e “Terreur en Verzet”.
Fragata de Morais foi jornalista e vice-ministro da Educação e Cultura. Actualmente, dedica-se à literatura e à política, sendo membro do Comité Central do MPLA.
Via JA
Deixe uma resposta