Lukano Mpasi, nasceu em Lisboa, Portugal, aos 14 de Agosto de 1990, é filho de Nsanda
e Beatriz Mpasi de nacionalidade angolana, natural de Damba. Lukano conhecido por Luka
nasceu como um milagre que nem a ciência moderna poderia antever (Lukanu lwa Nzambi).
Lukano é diplomado em Marketing, Publicidade e Relações Públicas na Universidade Lusófona de Lisboa. O sonho dele de sempre, desde a infância, é trazer a alegria e as cores ao mundo enteiro, tendo como ponto de partida, o lugar que lhe viu a nascer, Santa Casa de Lisboa.
Foi precisamente nesta localidade da capital lusitana que Lukano produziu o seu primeiro espectáculo, buscando as cores e alegria nas forças mágicas de cultura e tradição de Damba em particular e de África em geral. Ele nunca viu essas terras desde da sua nascença. Mas com as suas actividades artísticas, o jovem já levou a felicidade e as impressões coloridas do continente negro para toda a Europa, com objectivo de promover a sembióse entre o trabalho e a sociedade. Não se esquece que Lukano faz parte da árvore genealógica do malogrado Archibispo Afonso Teka, oriundo de Damba que foi enterrado na primeira igreja católica de África negra em Mbanza Kongo. E de lembrar que o Ministério da Cultura de Angola está a promover esta igreja a nivel da UNESCO para tornar património mundial.
Hoje, Lukano acaba por saír do laboratório onde ele desenvolveu o projecto “Dreams in
Motion” que restabelece a harmonia entre a fotografia e o video às artes performativas. Com isto, ele pretende mostrar ao mundo o trabalho e o processo de criação de artistas de várias áreas, apartir do momento em que desenvolveu-se a ideia até que felizmente se tornou hoje material aos olhos de uma audiência considerável. A imagem mostra assim, a criação em bruto aliada ao estilo e à beleza de fotografia a preto e branco. Este é o objectivo que o público viu, valorizando tudo que está por atrás do resultado final de um trabalho artístico. Outra das finalidades deste espectáculo e dar apoio e suporte para a arte em Portugal, em Angola e no mundo, desenvolvendo uma acção de divulgação do trabalho de diferentes artistas, não só a nivel nacional.
De momento, esse trabalho resultou um vídeo que retrata a maneira como a sociedade
contemporánea vive focalizada no trabalho. E coloca de parte, os sonhos e os desejos. O video
“Dreaming in motion”, que estreiou hoje 15 de Setembro de 2015, no EKA Palace, em
Lisboa, foi apresentado juntamente com uma exposição das fotografias (umas delas aqui
apresentadas) que registam o seu percurso de criação.
A exposição foi o objectivo final de trabalho para futuros artistas que associaram-se a este espectáculo.
Lukano Mpasi comecou o seu percurso na infància com danças tribais africanas principalmente da Damba, Uige, explorando mais tarde, áreas como as danças ocidentais e suas vertentes. As bases de dança contemporánea, clássica e moderna vieram mais tarde. A necessidade de expressão artística levou-o ao teatro físico, surgindo assim a percepção da Arte sem idade.
Lukano desenvolve actualmente trabalhos de fusão dos diversos estilos de dança que tem explorado. Para além de completar a licenciatura na Universidade Lusófona de Lisboa, Lukano tem no seu activo especialização em artista de cinema, dança, curso intensivo de teátro fisico, curso de animador de programas recreativos da TV, fotografia e moda bem como professor de dança e coreógrafo nos estilos modernos. Estes cursos de especialização foram todos concluidos em Londres, Reino Unido.
O desejo de Lukano é ver o trabalho concluido servir de farramenta para promover a arte em
Portugal e em Angola, bem como atraír a nova geração a profissão de arte todas áreas
confundidas sem preferência de sexo, raça, origem ou idade. Encoraja a quem de direito, adquerir este produto para fazer uso nos encubadores de artistas (escolas, igrejas, faculdades, centros desportivo, etc.) com objectivo de incentivar mais os jovens a fazer pesquisas nas raizes para desenvolver a industria artística para a conciliar o visível e o invisíve, dentro de si, entre si e a natureza.
Reunindo “o visível e o invisível”, Lukanu pretende lançar-se, caso haver patrocinadores,
num novo projecto sem precedente sobre “o corpo e a Alma das sete maravilhas naturais de
Angola”. Recorda-se que uma das sete maravilhas naturais de Angola, Grutas do Nzenzo, se
encontra na provincia do Uige.
Deixe uma resposta