Por Jeremias Kaboco
Uíge, 10/09 (Wizi-Kongo) – Quatrocentos e cinquenta (450) pacientes provenientes de diversos bairros periféricos do município do Uíge, são atendidos diariamente no hospital municipal do Uíge, com múltiplas patologias, nesta unidade sanitária que funciona com 124 profissionais do sector.
Para responder a demanda dos doentes e assegurar o melhor funcionamento da instituição, necessita-se para tal, de 70 novos profissionais de saúde, entre os quais, 20 médicos com diversas especialidades e, igualmente, 50 enfermeiros, soube nesta quinta-feira, Wizi Kongo, junto da direcção do referido hospital, durante uma visita de constatação efectuada pelos membros do comité municipal do MPLA, enquadrada nas celebrações do 17 de Setembro, dia do herói nacional.
A informação, foi avançada pela directora clínica do hospital municipal do Uíge, Beatriz Vicente, que diz ser preocupante a carência de técnicos capazes de prestar entre outras áreas, serviços de medicina geral, cirurgia, pediatria, maternidade, nutrição, planeamento familiar e consultas externas.
Em funcionamento desde 2017, a unidade sanitária, comporta de bloco operatório, segundo confirmou, Beatriz Vicente, mas a inexistência de especialistas condiciona o seu real funcionamento, uma questão do conhecimento das autoridades locais. Entretanto, um dos membros do comité municipal do MPLA no Uíge, que, integrou a comitiva, concretamente, na voz do seu 2º secretário, João Canga, admitiu ser proveitosa a visita efectuada aquele hospital com o objectivo de constatar o real quadro de funcionalidade.
Deixe uma resposta