Uíge – Quinhentas e 50 famílias dos bairros Sonangol e Tomessa, no município sede da província do Uíge, poderão beneficiar, a partir do segundo trimestre deste ano, de energia eléctrica, anunciou, esta quinta-feira, o director da ENDE no Uíge, Adriano Sebastião.
Os trabalhos de expansão da rede pública de energia eléctrica iniciaram em 2021, um projecto que poderá contar com a instalação de dois postos de transformação, sendo um de 630 e o outro de 250 Kilovolts (KW).
A ENDE no Uíge controla 46 mil e 859 clientes, sendo 4.358 no sistema pré-pago e 42.501 no pós-pago, distribuídos nos municípios do Uíge, Negage, Sanza Pombo e Maquela do Zombo.
Em entrevista à ANGOP, o responsável anunciou a instalação, em breve, de contadores para 85 por cento dos 42.501 clientes que usam o sistema pós-pago.
Em relação à dívida, Adriano Sebastião explicou que os clientes da região devem à ENDE dois mil milhões de Kwanzas, situação que tem criado muitas dificuldades no processo de gestão da tesouraria, lamentou o responsável.
Acrescentou que os maiores devedores são as instituições públicas, como é o caso de hospitais, penitenciárias, entre outras.
Em função disso, apelou aos clientes a dirigirem-se aos postos de atendimento da ENDE para a liquidação da dívida.
Via Angop
Deixe uma resposta