Uíge – Cento e 15 mulheres, que se dedicam ao processamento e venda de pescado na província do Uíge, beneficiaram em 2016 de micro-crédito, no valor 300 mil kwanzas para cada uma , com vista a potenciar o seu negócio, informou hoje o chefe do departamento das pescas no Uíge, Nsuka Ndongala.
Segundo o responsável, que falava hoje à Angop, o micro-crédito é um financiamento do Banco de Comércio e Industria (BCI), resultante de um acordo assinado com o Ministério das Pescas e do Instituto de Pesca Artesanal.
Informou que as vendedoras de peixe estão a cumprir com o prazo de reembolso e 33 das 115 mulheres que beneficiaram do crédito já reembolsaram ao BCI os valores antes do prazo, enquanto as restantes continuam com o pagamento do crédito.
O micro-crédito tem o prazo de reembolso de um ano e inclui o período de graça de dois meses e termina em Dezembro deste ano.
Desde o início de reembolso até agora já foram devolvidos ao BCI 105 milhões e 600 kwanzas.
O responsável avançou que o sector das pescas registou igualmente na província outras 200 vendedoras e 65 aquicultoras para beneficiarem também de crédito.
Apontou que 44 associações de pesca artesanal e 32 projectos capturaram de Junho a Setembro último, 352 toneladas de pescado, contra as 320 toneladas de igual período anterior, antes de atribuição de crédito às vendedoras de peixe.
O sector das pescas controla mil e 495 pescadores organizados em 44 associações, assim como dois postos frigoríficos de 300 mil e 250 mil quilogramas para conservação de peixe que estão ser erguidos nos municípios do Uíge e Maquela do Zombo.
Via Angop
Deixe uma resposta