Por Alfredo Dikwiza
Uíge, 02/05 (Wizi-kongo) – Quatrocentos e 46 pessoas, na sua maioria crianças e mulheres grávidas, perderam a vida por malária de Janeiro a Março, em 130 mil 816 casos registados de malária, a nível da província do Uíge.
Para evitar as mortes constantes por malária, form distribuídos de Janeiro a Abril do ano em curso, 222 mil mosquiteiros tratados com insecticida, ainda assim, 446 pessoas perderam a vida no universo de 130 mil 816 casos registados de malária.
A informação foi avançada hoje, quarta-feira, nesta cidade, ao Wizi-Kongo, pelo supervisor provincial da luta contra a malária na região, Manuel Messo, tendo acrescentado que a província do Uíge, recebeu do Ministério da Saúde 250 mil mosquiteiros, 22 dos quais já foram entregue as famílias a nível dos 16 municípios.
“Os mosquiteiros foram distribuídos às localidades mais endémicas dos 16 municípios da província do Uíge, para, com isso, evitar a propagação da malária no seio das famílias”, rematou.
Segundo explicou, a distribuição dos mosquiteiros obedeceu do critério de uma campanha, que contou com a participação de activistas e mobilizadores comunitários, bem como organizações não governamentais, autoridades tradicionais, religiosas e sanitárias.
Manuel Messo fez saber que os outros mosquiteiros do contingente dos 250 mil, serão distribuídos depois do levantamento das áreas propensas e, tal como as outras já beneficiadas.
Deixe uma resposta