MAU ESTADO DO TROÇO SANZA POMBO/BUENGAS RESULTA NO CAPOTAMENTO PARCIAL DE VEÍCULO

Foto: Jeremias Kaboco, Capotamento parcial do veículo

Por Jeremias Kaboco

Uíge, 05/02 (Wizi-Kongo) – Um acidente ocorrido este sábado no troço que liga os municípios de Sanza Pombo à Buengas, na província angolana do Uíge resulta no capotamento parcial de uma viatura de marca Toyota Land Cruser.

Mau estado da via de acesso e as constantes quedas pluviométricas que se verifica naquela região estiveram na base de um acidente ocorrido neste final de semana (04/02), quando tudo parecia correr na normalidade a viagem de Sanza Pombo à Buengas.

Quando o relógio marcava pontualmente 16 horas, e pelo mau estado do troço, na tentativa de desviar os obstáculos entre buracos e inclinações que caracteriza a via, o veículo que transportava cerca de quinze ocupantes com mercadorias diversas, o veículo foi arrastado resultando no capotamento parcial do mesmo.

Do acidente não se registou danos maior, os quinze ocupantes saíram ilesos, numa viagem que teve a duração de 13 horas para se chegar até ao destino, Buengas.

De lembrar que, viajar na picada do município dos Buengas, província do Uíge, é necessário mais do que uma preparação de “mercenários calejados”, quer por parte dos motoristas e dos ocupantes, por ser um percurso extremamente desagradado, o que causa sustos no olhar, cortar paus que interditam a passagem dos automóveis, cavar buracos e empurrar carros para se livram dos obstáculos, fazem parte do cardápio enfrentado de quem viaja naquela circunscrição.

Da sede da vila do Sanza Pombo ao município sede dos Buengas são 98 quilómetros de distância. Essa distância de 98 quilómetros chega a ser percorrida por dois ou mais dias, nesta época chuvosa e na época seca é percorrida por sete, nove horas ou mesmo um dia, as vezes, por ser preenchida de abismos, alguns até (gêmeos abismos), buracos largos, dunas de areia e paus que em algumas vezes caem e atravessam de lado para o outro da via, dificultando a todo custo a vida dos pacatos cidadão, que não têm uma outra opção, senão enfrentar tais dificuldades que a via oferece.

Todos são avisados, principalmente, os motoristas que antes de colocar o carro naquela via deve munir instrumentos de trabalho como “catana”, enxada”, “machados” e “pás”, que servirão para acudir vários obstáculos que serão enfrentados antes a chegada na sede da vila.

Quando o carro prende na área, no buraco ou num charco de água, todos os viajantes são obrigados a descer e colocarem mãos a obra, empurrando o carro, libertar a área, mudar o curso da estrada para um beco até que o meio se livra do local.

Com uma superfície de 9.202 km², o município dos Buengas, com a sede em Nova Esperança, localiza-se a 250 quilómetros a norte da cidade do Uíge, com uma população estimada em 78 mil habitantes, distribuídas em três comunas (Nova Esperança/sede dos Buengas), Buenga Sul e Cuilo Cambozo. A circunscrição dos Buengas é limitada a norte pelo município de Maquela do Zombo, a este pelos municípios de Quimbele e Milunga, a sul pelo município do Sanza Pombo e a oeste pelo município de Damba.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.