“Menino Kutumbu” de Garcia Pedro Teleka soa nas bancas literárias

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 28/06 (Wizi-Kongo) – Nas bancas literárias, com maior destaque as do Uíge, de Angola e do mundo no geral, soaram, nesta, sexta-feira (26), com o “menino Katumbu”, nome intitulado da 1ª obra do escritor e actor Garcia Pedro Teleka, sob cargo de tutela da Kamba Editora.

Com quatro (4) estórias, a referida obra foi lançada via online, uma opção, como disse, hoje, sábado em exclusivo ao Wizi-Kongo, Garcia Pedro Teleka, optada em base de três factores, nomeadamente, “medir a pulsação dos seus seguidores”, “internacionalizar a obra com facilidade” e “por falta ainda de meios financeiros para o formato físico da mesma”.

Questionado porque da escolha do nome “menino Katumbu”, Pedro Teleka, respondeu, “na verdade sempre me questionei sobre o cabelo de crianças e uma vez me deparei com uma criança com cabelos longos e perguntei a minha mãe, a única resposta que ela me dizia, é Katumbu e, daí procurei investigar sobre o que na verdade era Katumbu, porque, o termo em si, soa bem, chama atenção a qualquer indivíduo”.

O escritor admitiu que, quanto ao número dos exemplares adquiridos pelos leitores até hoje, ainda não poderia dizer, porque tudo está na tutela da Kamba Editora, que, está a fazer o controlo através dos links disponibilizados. Tendo avançado estar a deixar para que as pessoas baixem o livro pelo menos num intervalo de cinco (5) dias e daí faz a contagem única.

Segundo ele, por ser a primeira vez, as espectativas são maiores, onde a ansiedade de querer saber se há ou não a aceitação da obra, toma conta da situação, mas, continuou, que, o feedback está ser positivo, por via das felicitações recebidas e mais alguns conselhos e até pedidos do livro ser por impresso, por isso, assegurou não parar por aqui, já que, essa, é apenas, uma obra de muitas que virão.

Sublinhou não ter o gosto de falar muito de si, mas, deu uma chance ao Wizi-Kongo e confessou “ só sei que já dei um pouco de mim à esta sociedade, começando pelo Centro de Alfabetização Mundo do Saber e dentro dela sair o projecto Clube das Artes Estrelas do Saber, posteriormente, surgir o Movimento Viva Arte, Movimento Kutanga e até hoje o Centro de Alfabetização Nova Sabedoria e o Círculo Literário Letras Vivas, tudo foi na base de amor a arte e querer ver sempre o próximo a aprender, sem falar dos textos que já eternizei em alguns livros, revistas, jornais internacionais e nacionais”.

Para isso, aquele actor, agradeceu em primeiro lugar à Deus, pela sabedoria e saúde, a toda família, amigos, colegas e, principalmente, todos amantes de livros, em especial às crianças que vêm ensinando e aprendendo ao longo destes anos”.

Garcia Pedro Teleka, nasceu no município do Bembe, província do Uíge, no ano de 1991, é escritor, professor, actor, formado na Faculdade de Economia, na Universidade Kimpa Vita, na especialidade de Economia Monetária. Entretanto, publicou em várias revistas de literatura em destaque da Òmnira/BA – Brasil, Antologias, jornais e participou na colectânea brasileira intitulada “Com Amor & Luta”. Membro fundador e Coordenador do Círculo Literário Letras Vivas.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.