Por Abelardo Domingos
O acto de encerramento da campanha eleitoral do MPLA no Uíge, foi manchado pelos actos da intolerância política, protagonizado pelos militantes de partidos de oposição.
Com efeito, membros da UNITA e de CASA-CE, ilustraram-se em agressão física, contra militantes e população trajadas com cores do MPLA, de regresso às suas residências, depois de participar no comício de encerramento, realizado na cidade do Uíge.
Em algumas artérias sa cidade do Uíge e, particularmente no bairro Dunga os membros do MPLA foram surpreendidos com cenas pancadaria em que foram vítimas. Militantes da oposição agrediam todos que levavam vestuario e bandeiras do MPLA. Nas ruas Café e Kindenoku, no mesmo bairro, as vítimas foram apedrejados, outros agredidos com chapadas e com paus que serviam de suporte a bandeiras, alguns para se salvar da violência, despiam as camisolas com cores partidárias. Na Rua que liga o Hospital Geral do Uíge, jovens declararam ao wizi-kongo, que foram tambem “vítimas de actos indecorrosos por parte dos membros da oposição, por simples razão de vestirmos as camisolas do MPLA.”
Um dirigente local da UNITA contactado pelo Wizi-kongo, declarou não compreender o que estava acontecer e lamentou actos da violência fomentados pelos militantes do seu partido.
Deixe uma resposta