Uíge – O ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Marcy Lopes, enalteceu hoje, terça-feira, as condições criadas pelo Governo do Uíge para o tratamento de casos do novo coronavírus (Covid-19).
O governante, que falava no final de uma visita de algumas horas à província do Uíge, referiu que o centro de tratamento está preparado e equipado para o tratamento de pessoas em caso de eventual de infecção com o covid-19.
“As condições são muito boas e estão asseguradas”, acrescentou o ministro Marcy Lopes.
O centro de tratamento do covid-19, localizado no interior do hospital provincial do Uíge, conta com 30 camas, áreas de tratamento equipadas com ventiladores, salas de biossegurança, de repouso médico, área de cuidados intensivos e salas de equipamentos, medicamentosa e de técnica.
Por sua vez, o Secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, anunciou para os próximos dias o envio de 16 médicos cubanos para reforçar as equipas médicas locais, no âmbito do combate à covid-19.
Informou que do grupo de médicos cubanos constam especialistas em cuidados intensivos, epidemiologistas, pediatras, ortopedistas, saúde pública, cuidados intensivos e infecciologia.
Durante a sua permanência no Uíge, o ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, acompanhado do governador Pinda Simão e do Secretário de Estado, Franco Mufinda, visitou o depósito de medicamentos, o centro de quarentena institucional e de isolamento e tratamento de Covid-19.
A província do Uíge tem três cidadãos, sendo dois da República Democrática do Congo (RDC) e um da Guiné-Conacry, a cumprir quarentena, no município da Damba.
Via Angop
Deixe uma resposta