MORREU LINO MANUEL, ANTIGO ROUPEIRO DA ASA, TAAG, E DA SELECÇÃO NACIONAL

Por Napoleão da Piedade Brandão

MORREU TIO LINO PATRIARCA DA FAMÍLIA NDISSO
ANTIGO ROUPEIRO DO ASA, TAAG E DA SELECÇÃO NACIONAL TORNOU-SE UMA FIGURA EMBLEMÁTICA. UM SÍMBOLO DO FUTEBOL NACIONAL.

RESPEITADO E ADMIRADO POR TODOS, UM GRANDE ORGULHO PARA TODOS NÓS E COM ESTATUTO ÚNICO QUANDO SE FALA DE ROUPEIROS OU MELHOR TÉCNICO DE EQUIPAMENTOS.

TINHA O ASA, O GRUPO DESPORTIVO DA TAAG COMO A SUA PRIMEIRA CASA, NUMA CONVIVÊNCIA HÁ MAIS DE 6 DÉCADAS.

TIO LINO, FOSTE UM GRANDE HOMEM. FALTOU-LHE UM PRÉMIO NESTA CATEGORIA. PARA NÓS SERÁS ETERNO TIO LINO.

Lino Manuel (1935-2023).

Morreu hoje sexta-feira dia 31 Março TIO LINO aos 88 anos vítima de doença em Luanda.

Lino Manuel, natural da Comuna de Kibocolo, Município de Maquela do Zombo, Província do Uíge, no dia 28 de Agosto de 1935. Iniciou a prática de Futebol em Luanda em 1950, representando uma equipa de Jovens provenientes do norte do País crentes da Igreja Jesus Cristo no Mundo, cujo Fundador foi Simão Gonçalves Toco que instalaram-se nos mini prédios com mesmo nome, ex – Bairro Indígena, uma acção do regime Colonial Fascista para dispersão e extinção da referida religião.

Em 1953, TIO LINO “Beque” João Francisco, magnífico Jogador com uma habilidade e capacidade técnica ímpar, onde brotava a verdadeira magia do Futebol, Mirrá Manuel, o Kota que gostava de “Trumunar” com os miúdos do Bairro, Diengu Garcia, Lukoki João… fundaram uma equipa de Futebol, denominada Benfica do Congo, que atingiu o topo do Futebol Suburbano de Luanda e fizeram frente quem quer que fosse. Também os Clubes da urbe Luandense ficaram a conhecer a capacidade, o perfume do futebol genuino africano e conseguiram os melhores resultados, com estes Jogadores. Em 1962 TIO LINO, jogava na Posição de Defesa Esquerdo à moda antiga que não atravessava a linha divisória, com botas de trave e bola de “Cautchu”.

Quando pendurou as botas de trave, assumiu o Cargo de Secretário Geral. Neste mesmo ano é admitido na DTA (Divisão dos Transportes Aéreos de Angola) e acumula como Seccionista da célebre equipa de Futebol do ASA (Atlético Sport Aviação) onde faziam parte a plêiade dos jogadores de Angola, Cerqueira, Faria, Justino, Armindo, Garrido, Valente, Cardona, Castro, Inguila, Dinis, Prado, Eduardo João, Juvenal, Gaspar… Em 1970, trabalha igualmente com os Escalões de Formação, viu todos eles a crescer até aos Seniores, Sabino, Abel, Nelson, Adão Matias, Soarito, Mário, Chiquito, o seu filho Mateus Ndisso, Lucombo, Juca, Nito… e posteriormente integraram uma família de futebolístas, mais 5 filhos Mateus, João, Rafael, Loló e Inácio Ndisso, fizeram parte do Grupo Desportivo da TAAG. TIO LINO é um Homem que dedicou grande parte da sua vida ao Clube do aeroporto. Sentia como ninguém o cheiro do balneário. O sentimento de pai foi transportado para a relação com os jogadores desde os anos 60. Foram aproximadamente 60 anos com o símbolo do ASA e da TAAG ro peito. Sempre de bom humor, uma pessoa de bem, tranquilo, educado, fazia o seu trabalho com descrição. Ele passava mais tempo no Clube do que em sua própria casa. Ele era o primeiro a chegar e o último a sair. Igual ao Tio Lino, sómente o Malogrado “Pelinhas” roupeiro do Benfica de Luanda nos anos 60 e 70.

O óbito decorrerá no Condomínio Girassol, em frente ao Shopping Ginga Cristina, Casa número 925, Rua da Administração, Luanda-Sul/Viana.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.