“MOTIVAÇÃO” NA TÓNICA DA VITÓRIA DA SANTA RITA PARA INICIAR GIRABOLA 2023/2024

Por Alfredo Dikwiza|Jornalista

Uíge, 27/10 (Wizi-Kongo) – Iniciar a edição número 46 do campeonato nacional da primeira divisão, vulgo Girabola, época 2023/2024, com a vitória fruto da motivação é a tónica dominante encontrada pela equipa da Santa Rita FC, diante da Sagrada Esperança da Lunda Norte, neste domingo, no estádio 4 de Janeiro, às 15 horas.

O emblema católico, 6º classificado do campeonato passado, continua fincada nos acertos dos últimos detalhes técnicos e tácticos, para que, no domingo (29/10), em sua casa, não lhe falte argumentos para contrariar o favoritismo do seu adversário, tido como um dos candidatos a vencer a presente edição da prova, que na sua história teve o pontapé de saída em 1979.

Hoje, sexta-feira, em mais uma sessão de treinos que durou aproximadamente duas horas, ficou notório a cautela na perca da bola, pressão homem com bola/sem bola, jogadas ensaiadas com a bola parada e em movimento, bem como uma peladinha de campo curto, com a equipa dividida em duas partes, uma por cada baliza.

A bandeira do Uíge na prova nacional, conta com a relva do estádio 4 de Janeiro em perfeitas condições, valendo da atenção que mereceu quer por parte da Associação Provincial de Futebol local, quer por parte do gabinete provincial dos desportos e, deste modo, as condições para o “trumuno” estão devidamente criadas naquele recinto desportivo, o único até aqui a nível da região que acolhe provas federais.

“Uma de causas divinas” e outra da “esperança”, a Santa Rita FC e Sagrada Esperança, são aguardados com expectativas por parte dos aficionados da modalidade que lhes seja brindada uma partida com qualidade, que, possa dignificar o estatuto que cada um ocupa e puxando a brasa a sua sardinha, os adeptos e não só, almejam a vitória da formação anfitriã.

Na temporada anterior, a equipa da Santa Rita FC, começou o Girabola 2022/2023 fora do seu reduto, concretamente, em Benguela, onde havia defrontado o Sporting local e, no cabo dos 90 minutos, as duas formações somaram um ponto cada, através do empate a zero bolas.

Manuel, capitão do conjunto católico, em representação do grupo, disse ao Wizi-Kongo no fim da sessão de treinos que, encontram-se devidamente preparados para jogarem de igual para igual com o Sagrada Esperança e, solicita a presença do público em massa para manifestarem o seu apoio, que, no seu entender é fundamental dentro do campo sentirem essa energia.

“Estamos preparados para o iniciou do campeonato e queremos brindar os três pontos ao povo do Uíge, embora reconhecermos os argumentos do adversário, que, igualmente, virá para Uíge com o mesmo objectivo, que, é vencer o jogo”, apontou.

Para presente edição, a equipa conta com um novo treinador estrangeiro, da República Democrática do Congo (RDC), Ngunza Fiston, de 43 anos de idade, possuidor da licença B da Confederação Africana de Futebol (CAF) e, terá a sua disposição um conjunto de 30 jogadores, todos já inscritos no órgão reitor da modalidade rainha do país, a Federação Angola de Futebol (FAF), estando entre os atletas com idades compreendidas de 16/30 anos.

O plantel comporta jogadores vindos da formação, dos que permaneceram e os novos, como no caso do guarda-redes Sebastião, dos laterais Jaime/Manu, dos centrais Álvaro, Ndombaxi/ Bráulio, do médio trinco e ofensivo Laton/João-Vala, dos avançados Jorge, Fuca/Picas, respectivamente, do SP Clube de Benguela, ASK Dragão, Inter-Clube, Kwando-Kubango FC, Isaac de Benguela, Sagrada Esperança, SP de Cabinda e Desportivo da Lunda Sul..

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.