Uíge – Três médicos em várias especialidades e 24 enfermeiros são necessários para assegurar a rede sanitária no município do Mukaba, província do Uíge, informou hoje, quarta-feira, a administradora local, Maria Fernando Cavungo.
Em declarações à Angop, a responsável avançou que actualmente conta apenas com três médicos e 25 enfermeiros para atender uma população de 41.008 habitantes (censo de 2014), distribuídos em 53 povoações e uma comuna.
Neste quadro, realçou que o sector controla 16 unidades sanitárias, entre postos e centros de saúde e o hospital municipal, apontando a malária como principal causa de morte na região, onde dos cinco mil e 669 casos registados nos últimos quatro meses, 27 resultaram em óbito.
Perante a situação, acrescentou que os técnicos do sector levam a cabo trabalho de sensibilização sobre a prevenção da malária e outras doenças tropicais negligenciadas, com a construção de latrinas e distribuição de mosquiteiros às populações.
A responsável referiu igualmente da construção e apetrechamento de um posto de saúde na povoação de Quitamba e a reabilitação do centro de saúde da comuna do Uando.
O município do Mukaba dista 61 quilómetros a norte da cidade do Uíge, sede capital da província com o mesmo nome.
Via Angop
Deixe uma resposta