Mulheres do Sanza Pombo deixam recado aos homens

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 08/03 (Wizi-Kongo) – A necessidade indispensável ao carinho, amor, oportunidade e igualdade de género de emprego e créditos financeiros para as mulheres empresárias, camponesas, comerciantes e empreendedoras, foi o recado deixado, hoje, segunda-feira, aos homens pela directora municipal da acção Social, Antigos Combatentes, Turismo, Cultura, Juventude e Desportos do Sanza Pombo, Helena João Bengo.

Essa mensagem foi manifesta em alusão ao dia internacional de homenagem as mulheres mortas na cidade de Nova Yorque Estados Unidos da América, vítimas de incêndio numa das unidades fabril daquele país, há dia 08 de Março de 1957, em acto decorrido no cine-clube local, juntando mulheres de vários extractos sociais da circunscrição, bem como membros da administração municipal, forças da ordem e segurança.

Aquela responsável, igualmente, acrescentou na sua mensagem em nome de todas as mulheres e de si própria, pedir a sociedade angolana, em particular, abster-se em todas às más práticas que influenciam a violência doméstica contra mulher nas comunidades.

Todas ao rigor, espalharam o seu perfume na sede da vila. Cada uma esteve apresentada ao seu máximo, dando outra cor e alegria ao dia delas, deixando os homens com olhos traídos por onde elas passavam, estavam concentradas e, principalmente, no cine-clube, onde na voz da sua representante, discutiram os seus direitos e mostraram o que valem.

Sanza Pombo, localizado a 150 quilómetros a norte da cidade do Uíge é, um dos 16 municípios da província, constituído pelas comunas do Kuilo Pombo, Wamba, Alfândega, e a sede com o mesmo nome, igualmente, compreende de 20 regedorias. Porém, possui um potencial natural, cuja água é, talvez, o maior produto existente na circunscrição.

Entretanto, possui muitos rios, riachos e ribeiros, atravessando grandes quantidades de água que descem do interior em valas profundos e se alarga próximo da fôz. Porém, a sua configuração hidrográfica está ligada ao seu relevo. Os rios partem do sul ao norte, como por exemplo, o rio Kwilo que nasce em Kangola atravessa a região do Pombo e vai desaguar no rio Kwango, junto a fronteira de Angola com a República Democrática do Kongo e outros de outros pontos cardinais para o sul, no caso do rio Sanza que parte do leste e corre para o sul. Na sua maioria, os leitos são irregulares.

Assim, os rios da circunscrição estão classificados em duas maneiras: rio de corrente normal (nkoko umoyi) e rio pantanoso (nkoko wafwa mayaya). Os principais rios são: Rio Kwilo, Sanza, Longo, Luselwa, Makeni, Uhamba, Kwuho, Kawale, Lukhodi, Makeni e Tuhy. Estes e outros rios considerados pequenos proporcionam terras bastante fertilizadas para a prática de agricultura.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.