MUNÍCIPES E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO BUNGO SENTEM-SE EXPLORADOS PELOS TAXISTAS

Por Alfredo Dikwiza

Uíge, 07/03 (Wizi-Kongo) – A população e os funcionários públicos (não residentes) do município do Bungo, a 78 quilómetros a norte da cidade do Uíge, mostram-se agastados pelas constantes subidas dos preços do táxi, que, no seu entender estão a ser explorados pelos homens do volante que operam nos dois destinos Uíge/Bungo, vice e versa e Negage/Bungo, igualmente, vice-versa.

Actualmente, do Uíge/Bungo ou do sentido inverso, paga-se 1.500kzs, ida e volta, 3.000,00, enquanto que, de Negage/Bungo, vice-versa, fixou-se o táxi no valor de 1.000,00, ida e volta, totaliza 2.000,00, pelo que, em comparação com as outras vilas e as distâncias, como por exemplo, Uíge/Negage, que, corresponde a 37 quilômetros, o preço do táxi ronda aos 500,00 (quinhentos kwanzas).

De igual modo, do Uíge/Kitexe e do Uíge/Songo, municípios que distam a 40 quilómetros na cidade do Uíge, respectivamente, o preço do táxi é de 500,00 (quinhentos kwanzas). Porém, alega aquela população ao norte da província do Uíge, bem como os funcionários públicos, que, justo seria o preço do táxi fixado a 800/1.000,00, isto é, do Uíge/Bungo, ou do Bungo para Uíge.

Bungo e Negage, estão distanciados por 40 quilómetros, logo, em comparação com as outras localidades acima referenciadas, que, igualmente, têm a mesma distância, o certo seria os taxistas cobrarem 500,00 e não 1.000,00. “Não existe um equilíbrio nos preços de táxi praticados para o município do Bungo, os taxistas determinam quanto bem lhes apetece, daqui a nada, só assustamos, será 2.000,00”, disse Cláudio Jaime, funcionário público.

Segundo eles, não se pode normalizar a subida dos preços dos táxis, tal como o fazem para os destinos do Bungo, daí urgir a necessidade dos órgãos competentes velaram por essa situação, porque quem sai muito prejudicada com as subidas dos táxis é o pacato cidadão comum, que, por sinal, é o perfil de boa parte da população do Bungo.

Com 2156 km2, o município do Bungo possui cerca de 44 mil habitantes, distribuídos em 12 regedorias e 60 aldeias. Entretanto, é limitado ao norte pelo município da Damba, a este pelo Sanza Pombo, a sul pelos municípios de Púri e Negage, enquanto que, pelo oeste é limitado pelas circunscrições de Mucaba e Uíge. Porém, foi fundado no dia 6 de Agosto de 1916.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.