Município do Negage acolhe acto provincial do 15º aniversário da Paz

Aspecto da vila de Negage

Uíge – O município do Negage, 37 quilómetros a norte da cidade do Uíge, vai acolher hoje (terça-feira) o acto provincial que marcará as comemorações dos 15 anos da conquista da Paz e estabilidade em Angola.

O programa de actividades do governo da província distribuido a a Angop, aponta estarem agendadas visitas a algumas infra-estruturas, antes do acto político de massas a ser presidido pelo governador provincial em exercício, Carlos Mendes Samba.

Entretanto, responsáveis de várias instituições destacaram os ganhos dos 15 anos que contribuem no dia-a-dia, na melhoria das condições de vida da população na província e país em geral.

Para o Pastor, Nsangu Roger, a paz é o garante do bem-estar da população no mundo e em Angola não é uma excepção.

Segundo ele, graças a paz, foram erguidas diversas infra-estruturas que permitiram a melhoria da qualidade de vida dos angolanos em todas as localidades.

“Com a paz foram construídas e reabilitadas estradas e pontes que estão a permitir a livre circulação de pessoas e bens em todo território nacional.

Segundo o religioso, com a Paz, foram melhoradas as condições de acomodação tanto dos professores, como de alunos, ao serem construídas escolas para os diversos níveis de ensino com muitas salas de aulas.

“Hoje podemos contar com bairros sociais e novas centralidades em quase todas as capitais de província e sedes municipais, temos caminhos-de-ferro, hospitais, centos e postos médicos em várias aldeias, bairros, regedorias, e outras localidades”, deu a conhecer.

Já a munícipe do Songo, Joana Manuel, disse que  com a paz, os escombros deram lugar a novas obras, e é notável a imagem invejável que as regedorias, comunas, município e cidades apresentam por toda parte do país, dando orgulho os seus filhos, ao continente africano e ao mundo inteiro.

Adaldina Samuel do município de Mucaba, avançou que o alcance da Paz trouxe melhorias na qualidade de vida dos angolanos, uma vez que em todo território nacional foram expandidos vários serviços sociais, assim como a melhoria da assistência médica e medicamentosa, aumento de crianças no sistema de ensino e fornecimento de energia eléctrica e água.

“O país vai a passos seguros rumo ao desenvolvimento sustentável, em pouco tempo de paz várias foram as realizações alcançadas nos sectores políticos, desportivos, económicos e muito mais, hoje, as famílias estão livres dos refúgios e da privacidade em manterem-se numa única circunscrição”, sublinhou outra munícipe de Negage, Sofia Rodrigues.

A comerciante do município do Uíge, Augusta Tuiango Ngola, admitiu que Angola bateu um recorde na maneira como recuperou todos os bens destruídos durante o conflito armado, assim como soube enquadrar as prioridades do norte ao sul e do leste ao mar.

Via angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.